PESQUISA NESTE SITE:

02 maio 2019

PIRAPORA-MG - Espetáculo teatral marca inauguração de Quintal Cultural nesta Sexta-feira (03)

Cerca de 130 pessoas são aguardadas para evento; Grupo Teatral Tuia se apresentará com o espetáculo ‘De chapéu e coração’.

                 A inauguração do novo espaço da Biblioteca Comunitária Clube Literário Tamboril, o Quintal Cultural, será realizada com um grande espetáculo teatral em Pirapora-MG
                 Nesta Sexta-feira (190503), o Grupo Teatral Tuia apresentará “De Chapéu e Coração, Histórias de Paixão”, em duas sessões, às 18:00 horas e às 20:00 horas.

                 Serão três contos da cultura popular do Vale do Jequitinhonha, que irão reunir arte, música e teatro. A peça terá o ator Antônio Meira e a atriz Ariã Santana, junto com os músicos convidados, entre eles o barranqueiro Inácio Loyola.

                 Segundo o coordenador da biblioteca, Rafael Oliveira, o Quintal Cultural da biblioteca é um espaço onde acontecerão diversos eventos ao longo do ano. 

“Teremos músicas, exposições, lançamentos de livros, contação de histórias, entre outras atividades culturais que serão realizadas no local. A inauguração do Quintal Cultural na Biblioteca Comunitária será mais uma forma de atrair novos públicos e realizar eventos para a manutenção do projeto”
                 Explica.

Sobre a Biblioteca Comunitária

                 A Biblioteca Comunitária é um sonho antigo do Clube Literário Tamboril que, desde 2015, atua em prol da democratização do acesso ao livro e à literatura em Pirapora.

                 O grupo foi criado ao se constatar a necessidade de haver algo que incentivasse a leitura e democratizasse o acesso aos livros. 

“O Clube é uma associação sem fins lucrativos, que foi fundado por leitores, educadores e artistas, que se propuseram a criar uma alternativa para a falta de biblioteca pública na cidade”
                 Afirma Rafael Oliveira.

                 Antes de possuir um local fixo, o grupo já atuava em praças, escolas e associações. Uma das ações do projeto foi conseguir que a única biblioteca pública da cidade fosse reaberta. Ao longo dos quatro anos foi arrecadado cerca de 2.500 livros. 

“Somente em fevereiro deste ano que conseguimos um local. A biblioteca foi muito importante e também necessária, tanto pela quantidade de livros que tínhamos, quanto para ter um espaço cultural para a comunidade”.

                 Hoje, o grupo se articula de várias formas para manter a biblioteca. As atividades desenvolvidas no local são realizadas por meio de voluntários que atuam como mediadores entre a comunidade e a cultura. A Biblioteca Comunitária Clube Literário Tamboril é mantida pela comunidade, apoiadores e também pela lei de apoio a projetos culturais.

                 Os ingressos para o espetáculo desta sexta estão sendo vendidos na biblioteca, localizada na Rua Montes Claros, número 804, com valor de R$10,00, e o valor arrecadado será destinado para a manutenção da biblioteca e do Quintal Cultural, segundo Rafael.
                 Cerca de 130 pessoas são aguardadas para o evento.

                 Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS