PESQUISA NESTE SITE:

13 novembro 2018

UNAÍ-MG - Município prepara Plano de Contingência para casos de epidemia

                     As primeiras ocorrências de dengue preocupam autoridades e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde - SESAU, em Unaí-MG, que já estão elaborando o Plano de Contingência para o atendimento de pacientes. Na reunião com médicos e enfermeiros ocorrida nessa Sexta-feira (181109), algumas questões já começaram a ser discutidas. 

                     A coordenadora de Atenção Básica da SESAU, Sonária Faria, e a diretora administrativa do Hospital Municipal, Sibelle Lourenço Brito, estiveram presentes para esclarecer questões e dar alguns detalhes do plano.

                     Por exemplo, Sonária Faria já revelou que os PSF Politécnica e PSF CAIC devem ser unidades de referência para atendimento exclusivo da dengue, em caso de epidemia. Se apertar, até o PSF Canabrava pode virar unidade exclusiva para atendimento. As equipes poderão ser reforçadas e promoverem reuniões semanais para ajustes e aprimoramento no atendimento de pacientes, conforme as demandas.

                     Em situação de normalidade, sem epidemia ou emergência, pacientes com dengue, ou suspeita, devem procurar normalmente seus PSF onde estão cadastrados. Quem não está referenciado em PSF, deve procurar a Policlínica. E fora do horário de funcionamento, o paciente deve se dirigir ao Pronto-Socorro do Hospital Municipal.


                     Sibelle afirmou já ter solicitado a capacitação de todos os profissionais que atendem "na ponta" do sistema (atenção básica). E aproveitou para anunciar uma capacitação para enfermeiros na Segunda-feira, às 16:00 horas, no Hospital Municipal.

                     Ela lembrou a importância dos casos chegarem primeiro aos PSF, a fim de não sobrecarregar o Hospital Municipal, para onde devem ser encaminhados "somente os casos mais graves"
                     Segundo Sibelle, as unidades devem garantir a hidratação dos pacientes e a 'farmacinha' (Farmácia Básica) estar preparada para a dispensação de medicamentos.

                     A diretora administrativa do HMU chamou a atenção para a importância das notificações, de registrar oficialmente a ocorrência de casos. 

"Tudo vai depender dessas notificações, para otimizar a estratégia. Suspeitou de dengue, notifica"


                     O momento, segundo ela, exige sensibilização dos profissionais de saúde, principalmente nos postos de saúde, que são a porta de entrada para o sistema. 

"A ideia é garantir um atendimento rápido e de qualidade nas unidades básicas"
                      Ressaltou.

                     Se a situação apertar e virar epidemia, o objetivo, afirma Sibelle, é que os pacientes do grupo A sejam atendidos nos PSF e na Policlínica. Já os dos grupos B, C e D devem ser atendidos no Hospital Municipal. E o Laboratório Municipal, segundo as primeiras informações, deverá estar disponível em dois horários para coleta e entrega de resultados, já a partir desta Segunda-feira (181112).


                     Com Informações de

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS