PESQUISA NESTE SITE:

22 junho 2018

FRANCISCO SÁ-MG - Moradores da zona rural denunciam poluição de rio em que SAAE despeja rejeitos tratados

População atribui aspecto escuro das águas e morte de peixes a descartes de uma granja, que passou a destinar resíduos ao SAAE; presidente do órgão afirma que água é ‘quase potável’.

                O aspecto escuro de um rio da zona rural de Francisco Sá-MG, no Norte de Minas, tem preocupado moradores da cidade. 

                Passa pela região, conhecida como Angico, o Rio São Domingos, que corta a principal avenida da cidade e é um dos mais importantes afluentes do município. Nas águas, criou-se uma crosta de cor esverdeada e peixes têm aparecido mortos na superfície. A população atribui a poluição do local aos rejeitos de uma granja que passaram a ser enviados à Estação de Tratamento de Esgoto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE e, depois de tratados, dispensados no rio.

                A Associação de Produtores Rurais e Famílias do Angico tem mais de 20 famílias cadastradas. As plantações e o gado criado nas fazendas dependem diretamente da água do Rio São Domingos, de acordo com o presidente da associação, Antônio Welton da Silva. Mais de 100 pessoas da zona rural assinaram um abaixo assinado que pede revisão do tratamento da água rejeitada pelo SAAE e a proibição de dispensa de rejeitos da granja nas águas do rio, segundo a associação.

“Já morreu um bocado de peixe, a poluição está matando tudo. É só passar pela ponte que dá para ver os bichos mortos na água. 
O gado das fazendas que ficam mais próximas ao rio não pode mais beber a água. Na verdade, nem o gado quer tomar aquilo. 
Vinha gente da cidade pescar aqui, ninguém vem mais. 
Dá até dó de olhar para a água e ver uma situação dessas”
                Comenta o presidente da associação.


                De acordo com Antônio Welton, as famílias têm buscado alternativas em poços artesianos. Ele afirma ter medo de formalizar denúncia junto a Polícia Ambiental, e que foi acordado com o SAAE a interrupção dos efluentes, por intermédio de vereadores.

“Não formalizamos a denúncia ainda porque sei que a multa vai ser demais, e vai prejudicar o município que já tem pouca água, imagina sem o SAAE. 
A verdade é que a gente fica esperando parar. 
Eles vieram aqui, tiveram reunião com os vereadores e disseram que iriam interromper até analisarem a água”
                Afirma.

O que diz o SAAE


                De acordo o SAAE Francisco Sá, o contrato firmado entre o órgão e a granja foi assinado em Setembro de 2017. 

                A Prefeitura Municipal recebe diariamente R$1.000,00 pagos pela empresa para que os rejeitos provenientes de lavagem de ovos de galinha sejam tratados, antes de dispensados no Rio São Domingos.

                O SAAE enviou ao G1 relatórios nos quais a qualidade da água do rio é estudada. No último mês de maio, segundo o órgão, a água era 80,40% potável. Os números apontam que a qualidade da água melhorou, apesar do questionamento dos moradores. 
                Em 2016, segundo a empresa, o tratamento tinha 79,1% de eficiência e em 2017, 68,15%.

                O diretor presidente do SAAE, Roberto Miranda, atribui às denúncias dos moradores e Câmara de Vereadores a uma perseguição política. 

“Nós estamos preocupados em administrar, mas a oposição perturba demais. Isso é uma fofoca criada para prejudicar a gestão”
                Afirma.

Suspensão do serviço

                Conforme acordado com a Câmara de Vereadores de Francisco Sá, o SAAE suspendeu o recebimento de rejeitos da granja até que outro estudo da água seja feito. 

“Nós gastamos recentemente R$5.000,00 para fazer análises, e vamos ter que gastar novamente para provar que a água está boa. Ela está quase potável. O que acontece é porque, em decorrência das chuvas, os rios param de correr, e formam poças que acumulam algas. Por isso os peixes têm morrido, e a cor da água tem ficado verde, mas isso acontece todo ano”
                Diz Roberto Miranda.

                O SAAE afirma ter provado que o tratamento melhorou de eficiência e que limpa o esgoto através de sistema biológico composto por bactérias. Não há previsão de quando o resultado de um novo estudo vai ser divulgado.

                Apesar das declarações do presidente, Antônio Welton, da Associação de Produtores Rurais do Angico, afirma que a situação do Rio São Domingos surpreende os moradores da zona rural. 

“Tem 50 anos que mexemos aqui, nós nascemos e criamos no Angico. Nunca vi a água nessa situação, mesmo com a pouca chuva que enfrentamos nos últimos anos. Teve época em que o esgoto vinha sem tratar, e mesmo assim não ficava desse jeito. 
Foi esse ano que piorou”
                Comenta.

                Sobre o estudo divulgado pelo SAAE, que revela que a água é 80,40% potável, o morador do Angico contesta. 

“É uma vergonha falar que essa água é potável. 
Ninguém tem coragem de beber, nem eles. 
É só passar rápido pela ponte para ver os animais mortos, nem os bois querem tomar”
                Diz Antônio.

                Até a publicação desta matéria, a granja não informou se acompanha o controle de qualidade do tratamento dos rejeitos e sobre como os efluentes serão tratados no período de suspensão contratual com o SAAE
                O G1 fez contato com o setor da empresa responsável pelo meio ambiente, mas as ligações não foram retornadas.

                Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS