PESQUISA NESTE SITE:

22 junho 2018

COLÔMBIA - Confirma que corpos achados são dos 3 jornalistas equatorianos

Quatro corpos foram encontrados em região de selva, mas autoridades não deram informações sobre um deles. Funcionários do 'El Comercio' foram mortos há mais de dois meses e local onde foram enterrados havia sido destruído para que não fossem achados, segundo ministro.

                    Ao todo, três dos quatro corpos achados na Quinta-feira (180621) em uma região de selva do Sul da Colômbia correspondem aos dos membros da equipe do jornal equatoriano "El Comercio", confirmou nesta Sexta-feira (180322) a ministra de Relações Exteriores, María Ángela Holguín.

"Ontem telefonei para o chanceler (do Equador) para dar notícia de que tínhamos encontrado os corpos dos jornalistas assassinados. Hoje, estão em Cali para serem reconhecidos e depois entregues para os familiares"
                    Disse ela, em Paraguachón, na fronteira com a Venezuela, onde estava participando de um evento.

                    O jornalista Javier Ortega, o fotógrafo Paúl Rivas e o motorista Efraín Segarra foram sequestrados em 26 de Março em uma zona rural da província de Esmeraldas, na fronteira com a Colômbia. Eles tinham ido ao local para fazer uma matéria sobre o aumento da insegurança na região.

                    O grupo dissidente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - FARC, Frente Oliver Sinisterra - liderada por Walter Patricio Artízala -, autor do sequestro, matou os funcionários do jornal dias depois, de acordo com o próprio presidente do Equador, Lenín Moreno.

                    Segundo María Ángela, os dois governos estão trabalhando no caso. Conforme explicou, o trabalho conjunto está "tentando unir esforços na luta contra o narcotráfico" na fronteira comum.


                    Sobre o quarto corpo encontrado na Quinta-feira as autoridades não deram informações.

                    De acordo com o ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas, a região onde os cadáveres foram enterrados foi destruída para que eles nunca fossem achados.

                    Os corpos foram achados depois de dois meses e 18 dias de investigação do Grupo de Combate ao Sequestro da Polícia - GAULA e das Forças Especiais do Exército em uma zona de mata de Tumaco, município na fronteira com o Equador.

                    Segundo Villegas, assassinos queriam afundar "na incerteza permanente" Colômbia e Equador, e graças ao trabalho da inteligência e a cães farejadores foi possível chegar ao local exato.

                    Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS