PESQUISA NESTE SITE:

22 junho 2018

CEARÁ - Passagem de meteoro é registrada por câmeras na Paraíba

Câmeras de monitoramento de meteoros estão posicionadas em João Pessoa e Campina Grande.

                  A passagem de um meteoro pelo Ceará, na noite desta Quarta-feira (180620), foi registrada por câmeras de estações de monitoramento da Brazilian Meteor Observation Network - Bramon, em João Pessoa e Campina Grande

                  O ápice da passagem do meteoro foi na cidade de Icó-CE, no Ceará. Mesmo a uma distância de mais de 500 quilômetros entre João Pessoa e Icó, a imagem pôde ser captada com clareza. 
                  Assista ao vídeo dos registros da passagem do meteoro abaixo.


                  As imagens foram descobertas na manhã desta Quinta-feira (180621), quando os membros das Associação Paraibana de Astronomia - APA perceberam o registro da estação que fica no Bairro da Torre, em João Pessoa.

“Isso foi a passagem de um meteoro, ou seja, de um objeto sólido na atmosfera. A gente estima que esse objeto tinha cerca de 4 quilos de massa e passou gerando um plasca, que é essa luz que a gente consegue ver. Essa luz aumenta dependendo do tamanho do objeto e da velocidade”
                  Disse Marcelo Zurita, membro da APA.

                  Segundo a Bramon, o meteoro entrou na atmosfera exatamente às 23:08:53, numa velocidade de 17,66 km/s, a 88,4 km acima do município cearense de Jaguaretama

                  Em oito segundos, ele percorreu um total de 117,1 km brilhando intensamente até se extinguir, a 28,1 km de altitude, sobre o município de Icó, também no Ceará
                  Nesse percurso, sua velocidade foi reduzida até 12,18 km/s, o que significa uma desaceleração de 0,68 km/s².

                  Ainda segundo a Bramon, o radiante do meteoro está localizado na direção da Constelação do Dragão, no hemisfério norte celeste. Antes de atingir a atmosfera da Terra, o meteoroide apresentava uma órbita muito pouco excêntrica, compatível com asteroides Apolo, o que pode indicar que este meteoro é um fragmento de algum asteroide do tipo NEA (Near Earth Asteroid), que são asteroides potencialmente perigosos para a Terra.

                  No próximo dia 30 de junho é celebrado mundialmente o “Dia do Asteroide”. Por isso, Marcelo Zurita também destacou que o mundo precisa aumentar sua cobertura do céu em busca de asteroides potencialmente perigosos para a Terra, que é o tema abordado no Dia do Asteroide.

                  Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS