Iniciativa foi da Polícia Militar de Meio Ambiente e mudas foram doadas por empresas da região; plantas são de árvores nativas, ornamentais e frutíferas.
Mais de mil mudas de árvores nativas, ornamentais e frutíferas foram trocadas por alimentos não perecíveis para beneficiar famílias carentes das áreas urbana e rural de Bocaiuva-MG, no Norte de Minas.
A iniciativa foi da Polícia Militar de Meio Ambiente e já ajudou 25 famílias, além de casas de apoio a idosos e dependentes químicos.
"Percebemos que a aceitação de mudas é grande, assim como a procura. Então, surgiu a ideia de fazermos a troca para beneficiar o ambiente e as pessoas. A primeira família que ajudamos mora no Povoado de Sentinela, a 20 km de Bocaiuva, e os moradores precisavam de agasalhos e alimentos. A aceitação foi tão boa que as sementes já acabaram"
Explicou o sargento José Renato Souto, da Polícia Militar de Meio Ambiente de Bocaiuva.
As mudas foram doadas por empresas da região e são de espécies como Pau-preto, Baru, Tamburil, Ipê, Goiaba-vermelha, Pitomba, Jambo, Jamelão, Mamão, Urucum e Acerola.
"A campanha começou antes do Natal e fez parte do cronograma da campanha da Companhia de Meio Ambiente para arrecadação de fraldas. Agora, o próximo passo é conseguirmos mais mudas. Já temos o projeto de produzirmos nossas próprias plantas, mas para a continuidade o envolvimento da comunidade é muito importante"
Disse.
Apoio e cuidado
Para a troca de mudas por alimentos, os militares organizaram pontos de apoio em locais estratégicos. A empresária Maria Aparecida Pereira tem uma escola de cursos de qualificação profissional e apoiou a ideia; ela transformou a empresa num ponto de arrecadação.
"Eu já participava de trabalhos sociais e quando soube da iniciativa da PM, coloquei a escola à disposição. Trouxemos as mudas e os alunos se engajaram na ideia. Foi tão produtivo que já temos intenção de fazer o mesmo em outras datas, como no Feriado da Páscoa e no Dia das Crianças"
Comemorou.
A escolha das famílias beneficiadas aconteceu por meio de sugestões da comunidade e dos militares que fazem patrulhamento rotineiro.
Os policiais acompanham o cultivo das plantas.
"As pessoas que têm interesse em pegar as mudas, geralmente, já têm conhecimento de como é feito o plantio e dos cuidados com a planta. Mas reforçamos as orientações sobre onde e como plantar, além do manejo correto; esta arborização é muito importante para o equilíbrio ambiental. As últimas doações foram feitas nesta semana"
Finaliza o sargento.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável