PESQUISA NESTE SITE:

24 setembro 2017

UNAÍ-MG - A SECTUR Distribui Questionários para Coletar dados dos bens Turísticos do Município

"Unaí quer inventário turístico para acessar recursos, construir infraestrutura e receber turistas".


               A afirmação é da secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, que está pedindo à comunidade auxílio para fazer o inventário turístico do município de Unaí-MG.

               Para isso, os variados segmentos comerciais e empresariais de Unaí precisam cooperar respondendo ao questionário que está sendo distribuído pela Secretaria de Cultura e Turismo de Unaí - SECTUR.


               O prazo de entrega é até o dia 15 de outubro, porque servidores da SECTUR terão mais 15 dias para compilar o material, digitar e enviar para o Ministério do Turismo até 30 de outubro. O inventário é condição básica para acessar recursos federais e iniciar o desenvolvimento sustentado da atividade no município.

              Mas para inventariar, o município precisa levantar dados e informações sobre os equipamentos disponíveis nos variados segmentos, como hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lanchonetes, farmácias, oficinas, hospitais, unidades de saúde, cinema, teatro, enfim. 

"Estamos imprimindo os questionários e entregando nos variados segmentos empresarias de Unaí. Isso é importante, porque vai nos revelar informações importantes sobre o que a cidade tem a ofertar e os gargalos existentes"
              Disse Luciana.

              Ela pede aos comerciantes e empresários que recebam bem o servidor da SECTUR que for entregar os questionários e que preencham o documento o mais rapidamente possível (até 15 de outubro), para ajudar Unaí a figurar no Mapa do Turismo do ministério. 

"Responder esse questionário é importante, inclusive para a empresa, já que o nome da empresa estará no site do Ministério do Turismo na internet e poderá ser acessada por qualquer pessoa no mundo".


O Grande Potencial de Unaí

              O município de Unaí, segundo Luciana Navarro, possui três modalidades turísticas com grande potencial de alavancagem e desenvolvimento: o primeiro e mais importante é o turismo de negócios vinculado ao agronegócio, que movimenta a cidade principalmente durante a semana, atraindo quantidade expressiva de profissionais ao município.

              O segundo diz respeito ao turismo cultural, com sua gama de festas, como a Moagem e Santo Antônio do Boqueirão, entre outras. A terceira modalidade com forte potencial em Unaí é o ecoturismo com exploração de grutas (espeleológico) e cachoeiras, por exemplo.

"Aqui em Unaí, o turismo ainda não é visto como negócio, mas deveria ser. Estamos a 160 quilômetros de Brasília-DF, que é um grande mercado consumidor da atividade turística. 
Os finais de semana e feriados poderiam ser melhor utilizados para atrair turistas do DF
Por enquanto, o olhar dos brasilienses é voltado apenas para cidades goianas como Pirenópolis-GO e Caldas Novas-GO"
              Diz Luciana
              Por isso, a necessidade de oferecer alternativas e criar condições para atrair o olhar dos brasilienses para cá.

              Ela revela ainda que o turismo espeleológico (de grutas) já ocorre em Unaí de maneira bastante informal, sem nenhum conhecimento do município. 

"Os caras vêm de várias partes do mundo para conhecer nossas grutas, pegam um guia informal e seguem em frente, e a gente não fica sabendo. E isso não pode continuar acontecendo. Ciclistas brasilienses nos telefonam direto querendo percorrer nossas trilhas e conhecer nossas grutas. E, por ora, estamos sem condições de acolhê-los com guias oficialmente treinados"
              Afirma.

              A SECTUR percebeu também o potencial revelado por Unaí para atender os observadores de pássaros, os passarinheiros. De acordo com Luciana, "nós já estamos elaborando o mapeamento dessa atividade". Por exemplo, registro de espécies de pássaros que esses turistas encontrarão no caminho da gruta. 
"A gente possui capital humano dentro de faculdades unaienses para atender a essa demanda e não estamos aproveitando".

               Antes de chegar ao ponto de estruturar os receptivos, melhorar a infraestrutura de acesso e possibilitar oficialmente a visitação de grutas, treinar guias e instalar um centro de atendimento ao turista, é necessário que o segmento comercial e empresarial de Unaí participe respondendo ao questionário para inventariar os equipamentos.

               Com o inventário em mãos, que deverá estar compilado no Ministério do Turismo até 30 de outubro, a SECTUR parte para a elaboração do Plano Municipal de Turismo. A superação de todas essas etapas, bem como a reativação do Conselho Municipal do Turismo (já realizado) e a instituição do Fundo Municipal de Turismo, são condições essenciais para formulação da política pública para o setor e do aporte de dinheiro federal no município para fomentar a atividade turística unaiense.


Serviço

Inventário dos bens turísticos de Unaí.
Público-alvo: segmentos comerciais e empresariais
Atividade: preencher documento para elaboração do inventário
Data-limite: entregar o questionário preenchido até 15 de outubro
Informações: Secretaria de Cultura e Turismo - SECTUR – 3677 5054.

               Com Informações de: PMUnaí-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS