PESQUISA NESTE SITE:

22 novembro 2017

SANTO ANTÔNIO DO RETIRO-MG - Projeto social ensina jiu-jítsu a crianças carentes

'Campeões para Vida' é desenvolvido através de aulas gratuitas ministradas por um sargento da Polícia Militar; ação também acontece em Montezuma.

               Repassar bons valores, mostrar a importância da disciplina e orientar as crianças para um futuro melhor. Estes são alguns dos objetivos do projeto Campeões para Vida, que usa as aulas de jiu-jítsu para aproximar os jovens de uma melhor vida social.

               A ação é desenvolvida há cerca de dois meses na cidade de Santo Antônio do Retiro-MG, no Norte de Minas, com aulas ministradas pelo sargento da Polícia Militar, Daniel Batista Santos, de 30 anos. O policial explica que o projeto foi criado, inicialmente, em Montezuma-MG, há dois meses, e agora também chega a Santo Antônio.

"O projeto constitui uma maneira eficaz de aproximação das crianças e adolescentes com a PM, de modo que constitui uma atividade complementar a escolar, sendo uma ação preventiva que tem por fim evitar o envolvimento dos menores com o crime, sobretudo o trafico de drogas"
               Destaca Daniel Batista.

               Todas as aulas são gratuitas e o sargento da PM utiliza seus horários de folga para instruir os jovens atletas. O Campeões para Vida recebe crianças com idades entre 10 e 16 anos; todos precisam ser matriculados nas escolas públicas e comprovar frequência. 

               No momento são 50 alunos participantes do projeto, mas Daniel destaca que já são mais de 100 crianças cadastradas nos dois municípios.

"Mas devido a falta de estrutura, apenas 50 participam, por enquanto. Para isso, contamos com apoio das prefeituras e de patrocinadores"


               O sargento pratica há mais de 10 anos o jiu-jítsu, é graduado faixa preta pela Academia Gracie Barra. Ele conta que quando começou a praticar, aos 16 anos, parou por algumas vezes por falta de tempo e condições financeiras para pagar a academia, pois tinha que estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Em nossa região, que é composta por 16 municípios, apenas Taiobeiras-MG e Salinas-MG possuíam academia de jiu-jítsu. 

"Minha intenção é abrir uma academia em Santo Antônio do Retiro, onde o projeto será mantido. Por isso, um dos meus objetivos é formar atletas, fazendo com que os alunos possam participar de campeonatos futuramente, fazendo o que eu não pude fazer"

"Dessa forma, para nós é gratificante saber que com a abertura desse espaço, destinado a aprendizagem dessas pessoas, isso pode influenciar a prática nos demais municípios"
               Finaliza Daniel.

               Com Informações de: GloboEsporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS