PESQUISA NESTE SITE:

22 novembro 2017

UNAÍ-MG - Implantação do SAMU na região é pauta de Fórum Regional da Cidade

Acontece Fórum Regional de Minas Gerais em Unaí; Reunião foi na tarde desta Terça-feira, no auditório da Câmara Municipal.

               Na tarde desta Terça-feira (171121), representantes de Unaí-MG, Natalândia-MG e Patos de Minas-MG estiveram no auditório da Câmara Municipal de Unaí - CMU, para mais uma rodada de discussões do Fórum Regional do Governo de Minas

               O fórum ocorre nas diversas regiões do Estado, para discutir problemas e encaminhar soluções para a implantação de políticas públicas e ações governamentais. 
               Na reunião unaiense, a pauta foi a implantação na macrorregião do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, 192.

               O evento foi conduzido pelo secretário executivo do Fórum Regional (para o Noroeste de Minas), Adenilson Rodrigues Rubim, e contou com a participação do prefeito José Gomes Branquinho, servidores da Secretaria da Saúde de Unaí, vereadores, membros do Fórum Regional, representantes de órgãos do Estado de Minas Gerais e lideranças setoriais da região.

               O especialista em políticas de saúde e autoridade sanitária da Gerência Regional de Saúde de Unaí, José Juliano Espíndola, detalhou o funcionamento da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Estado
               Ato contínuo, a palavra foi franqueada aos presentes, que puderam fazer perguntas e oferecer sugestões.


Implantação atrasada

               Em março de 2014, um passo foi dado pelo governo do Estado no sentido de implantar o serviço no noroeste mineiro. A cidade de Patos de Minas foi definida como sede macrorregional do SAMU. O anunciado oficial ocorreu em reunião da qual participaram 33 representantes dos municípios da macrorregião Noroeste de Minas.

               Definiu-se que a macrorregião seria atendida por 28 ambulâncias do SAMU: quatro unidades de suporte avançado Duas para Patos de Minas, uma para Unaí e outra para Paracatu-MG.

               Anunciou-se que as quatro unidades avançadas eram compostas por ambulâncias equipadas para atendimento de média complexidade – UTI móvel com médico, enfermeiro e condutor socorrista.

               Mais: outras 24 ambulâncias de suporte básico estariam disponíveis aos municípios, para atendimento proporcional, conforme as necessidades. 
               Essas unidades móveis seriam integradas por técnico de enfermagem e condutor socorrista.
               Quase quatro anos depois, um segundo passo não foi dado.


Prefeito pede atenção

               Durante sua participação, o prefeito Branquinho disse que a implantação do SAMU significa um grande avanço para Unaí e região, pediu aos representantes do fórum regional que ajudem os municípios a olhar isso, mas expressou ceticismo com relação à implantação do serviço "pelo menos neste momento".

               O prefeito afirmou ter ouvido da boca do próprio secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, que os (dois ou três) serviços do SAMU implantados em Minas Gerais não estariam funcionando. 
               Crise financeira do Estado e dos municípios está inviabilizando o custeio do serviço.

               Diante disso, Branquinho pediu aos representantes do Fórum Regional que busquem a implantação do serviço com o critério e o vagar necessários, a fim de fazer bem feito. 

"Então, vamos fazer isso devagar, para evitar que mais este custo venha para a Prefeitura"
               Salientou o prefeito.

               Em resposta, o secretário executivo, Adenilson Rubim, se disse otimista e afirmou que duas reuniões serão realizadas em Patos de Minas nesta Quarta-feira (171122) e Quinta-feira (171123), para retomar as negociações, avaliar as condições e discutir as bases para a implantação do SAMU na macrorregião Noroeste.


               Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS