PESQUISA NESTE SITE:

16 agosto 2017

UNAÍ-MG - Branquinho durante encontro da Amnor: “Noroeste tem mais uma perda na saúde”

Saúde Pública de Unaí vai mal,
Tendencia é de ainda piorar mais para os unaienses.

               O prefeito Municipal de Unaí-MG, José Gomes Branquinho, afirmou durante a abertura do II Encontro dos Gestores do Noroeste, nessa Terça-feira (170815) que o Hospital Vera Cruz, de Patos de Minas-MG, não é mais referência cardiológica para a macrorregião de saúde. 


               De acordo com ele, medida de governo estabelece que a referência cardiológica passa a ser Montes Claros-MG no Norte de Minas – distante 600 km de Unaí, ou Passos-MG no Sul de Minas – distante cerca de 800 km de Unaí.

               Durante o evento, que reuniu prefeitos, vereadores e promotores de Justiça da região, Branquinho pediu um "parêntese" para falar da situação "séria e gravíssima" da saúde pública no noroeste (em geral) e Unaí (em particular).

"O noroeste é a única região de Minas que não possui hospital regional, administrado pelo Estado, e nem hospital filantrópico, que recebe recursos do Estado", ressaltou Branquinho, pedindo desculpas por estar sendo repetitivo. Ele, porém, justificou: "eu prometi que toda vez que falasse em público, citaria o problema de saúde que aflige a nossa cidade".

               Os três hospitais públicos que existem no noroeste Unaí, Paracatu-MG e João Pinheiro-MG são municipais, portanto as prefeituras pagam a conta. 

"As prefeituras, praticamente sozinhas, estão sendo obrigadas a arcar com os custos da saúde pública"
               Desabafou Branquinho, ao explicar que em Unaí a situação é ainda mais grave, já que o município arca com 80% do percentual de tudo que é gasto com a saúde pública. 
               Na despesa geral, o Estado entra com 7% e a União, com 13%.

"Isso está errado. 
Os municípios são os primos pobres da federação. 
Não podem bancar essa conta"
               Salientou, observando que somente a folha de pagamento dos servidores da saúde consome mais da metade da folha geral dos servidores da prefeitura. 

"Estamos tirando dinheiro de outras áreas para custear a saúde. Estamos tendo de bancar a parte que cabe ao governo do Estado e ao governo federal. Essa é a triste realidade do noroeste".

               O procurador de Justiça de Minas Gerais Nardens Ulisses Freire Vieira, presente ao evento que envolvia a apresentação de projetos do Ministério Público, disse entender o desabafo do prefeito de Unaí e que admirava os agentes públicos que têm coragem para assumir uma prefeitura na atualidade, com todas as dificuldades recorrentes. 

"Isso porque os recursos públicos são poucos e concentrados na União. Paralelamente a isso, o cidadão vive no município, onde cobra diretamente do prefeito e dos vereadores, porque o acesso é fácil".

               Após ouvir o desabafo de José Gomes Branquinho, o presidente da Amnor, Edgar José de Lima, que é prefeito de Guarda-Mor-MG, disse entender a aflição do gestor unaiense e afirmou que a Amnor se coloca na condição de parceira do Município de Unaí, a fim de buscar uma solução conjunta para as dificuldades que envolvem a saúde pública regional.

               Com Informações de: PMUnaì-MG.
               TEXTO: Ricardo Ribas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS