PESQUISA NESTE SITE:

06 julho 2017

MONTES CLAROS-MG - Copasa planeja buscar água no Rio Pacuí para abastecer a cidade

Local de captação de água fica a 56 quilômetros da cidade; atualmente, a principal fonte que abastece Montes Claros é a Barragem de Juramento.


              Uma audiência pública discutiu na tarde desta Quarta-feira (170705) as alternativas da COPASA para captar água e abastecer o município de Montes Claros-MG, no Norte de Minas
              O tema foi proposto após a Companhia afirmar que a forma mais viável é buscar água no Rio Pacuí, em um ponto que fica a cerca de 56 quilômetros de Montes Claros.

“Montes Claros hoje é uma cidade de mais de 400.000 habitantes e já sofre com o rodízio de abastecimento de água. 
Passamos por uma das mais graves crises hídricas pela falta de chuvas, mas principalmente pela falta de investimentos nesta área. 
Então, esta proposta de buscar água no Pacuí nos trouxe muita preocupação, e devemos discutir para garantir que o abastecimento venha para Montes Claros com condicionantes ambientais”
              Explica o vereador Daniel Dias (PC do B), que é um dos proponentes da audiência junto ao vereador Aldair Fagundes (PT).

              Atualmente, a principal fonte de captação de água para abastecimento da maior cidade do Norte de Minas é a Barragem de Juramento-MG

              O diretor operacional da companhia afirma que no início do período chuvoso em 2016, a partir do mês de outubro, a barragem estava com cerca de 36% no nível do reservatório. 

              O problema, que era considerado grave na época, aumentou com o pouco volume de chuva, fazendo com que o nível chegasse a 26% neste mês de julho.

              O diretor diz também que para o abastecimento normal em Montes Claros-MG são necessários 885 litros por segundo, mas hoje capta-se apenas 370 litros por segundo no reservatório de Juramento, mas irá baixar para 250 litros. 

“A captação de água no Pacuí vem sendo estudada há mais de um ano. Lá tem vazão média de 700 litros por segundo, mas nós pretendemos captar apenas 300 litros por segundo”
              Afirmou o diretor.

              A obra para captação no Rio Pacuí está orçada em R$135.000.000,00. Para o secretário de desenvolvimento integrado, Wadson Ribeiro, a obra será integrada à barragem de Juramento, podendo ser controlada a quantidade de água captada em ambas as fontes. 

“Essa obra, para uma região como o Norte de Minas, tem a ver com a questão da água, mas também tem a geração da infraestrutura, geração de emprego, além de modernizar essa capacidade hídrica da região”
              Completou.

              O anúncio da possibilidade desta obra trouxe preocupação para vários moradores da região. Este é o caso do montes-clarense Braulino Caetano Santos
              Ele tem 71 anos e afirma que há pelo menos 30 briga para que lideranças políticas e empresariais proponham projetos de recuperação das fontes de água do Norte de Minas

“Aqui era rico em água e, desde a construção da BR-365, todas as cabeceiras dos rios foram desmatadas. 
Vejo todos precisando de água, mas ninguém nunca apresentou um projeto para recuperar os rios do Norte de Minas. 
E quando a água do Pacuí acabar? Esta é minha preocupação”.


              Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS