PESQUISA NESTE SITE:

segunda-feira, 26 de junho de 2017

UNAÍ-MG - Nos meses de abril e junho, 92 toneladas de pneus foram enviadas para reciclagem

Reciclagem, o caminho certo para descarte de pneus.
Prefeitura municipal encaminha 92 ton. de pneus velhos.


               Nos dias 25 de abril, 6 de junho e 20 de junho uma carreta veio do Estado de Goiás para recolher (no galpão da AREPU), em Unaí-MG; os pneus usados e que não serviam mais. 

               Em cada partida, 24 toneladas (estimadas) de pneus foram transportadas com destino à Associação Reciclanip (Reciclagem Nacional de Pneus). 

               Em Unaí, o Ecoponto para receber os pneus está sob responsabilidade da Associação dos Revendedores de Pneus de Unaí - AREPU. O galpão da AREPU funciona na Rua Guainumbi, 61, Bairro Kamayurá
               O horário de funcionamento é das 8:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.

               A Prefeitura Municipal de Unaí-MG - PMU, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAMD, quer incentivar a população a entregar os pneus usados (inservíveis) no galpão da associação. 

               Desde 2011, quando entrou em funcionamento, a AREPU tem recebido pneus trazidos basicamente por revendedores e borracheiros. Muita gente ainda conserva o mau hábito de descartar pneus em terrenos baldios, beira de rodovia ou em aterros (ou lixões), gerando prejuízos para o meio ambiente e para a saúde pública. 

               É esta a atitude que a Prefeitura quer evitar.


Responsabilidade socioambiental

               O Ecoponto é fruto de parceria da Prefeitura de Unaí (por intermédio da SEMAMD) com a Associação dos Revendedores de Pneus de Unaí - AREPU, entidade criada como resultado de um Termo de Ajuste de Conduta - TAC assinado entre Ministério Público, Município e revendedores de pneus.

               Borracheiros, Recapeadores, lojas que vendem pneus de automóveis, de tratores, de caminhões, bicicletas e a população em geral podem contar com esse ponto de descarte ambientalmente correto. O Ecoponto está preparado para servir também às cidades vizinhas. Quanto mais pneus receber, menos prejuízo ao meio ambiente e à saúde pública. 

               Por ocasião da constituição da AREPU (2010), o município de Unaí doou o terreno e os associados construíram o galpão fechado de 250 metros quadrados. A própria entidade é responsável pela administração do Ecoponto, cujo funcionamento iniciou-se em 2011. 
               A ação é uma resposta do município e da AREPU à Lei Federal 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

               Em seu artigo 33, a lei ordena: 
"São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus".


               Na época, a Prefeitura firmou convênio de cooperação mútua com a Reciclanip, entidade de alcance nacional responsável pelo transporte dos pneus inservíveis para destinações homologadas pelo IBAMA, sem custos para o município ou para os revendedores. A Reciclanip não tem fins lucrativos e foi criada pelos fabricantes de pneus Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin e Pirelli.

               O ponto de recebimento de pneus inservíveis (Ecoponto) funciona na Rua Guainumbi, 61, Bairro Kamayurá
               O horário de funcionamento é das 8:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.

               Com Informações de: PMUnaí-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Educação e o bom linguajar é a base de tudo! Evite a exclusão de seu comentário! Identifique-se.
Jisohde, o Gerenciador.

UNAIENSES - DESTAQUE - 2017

UNAIENSES - DESTAQUE - 2017
Certificado de Destaque do ano

GRUPO LEIA UNAÍ

GRUPO LEIA UNAÍ
Participe também via Whats do nosso Grupo de Notícias

GRUPO FALA UNAÍ

GRUPO FALA UNAÍ
Participe também do Grupo Público no Whats

LEIA UNAÍ

LEIA UNAÍ

FALA UNAÍ

FALA UNAÍ