PESQUISA NESTE SITE:

26 junho 2017

UNAÍ-MG - Nos meses de abril e junho, 92 toneladas de pneus foram enviadas para reciclagem

Reciclagem, o caminho certo para descarte de pneus.
Prefeitura municipal encaminha 92 ton. de pneus velhos.


               Nos dias 25 de abril, 6 de junho e 20 de junho uma carreta veio do Estado de Goiás para recolher (no galpão da AREPU), em Unaí-MG; os pneus usados e que não serviam mais. 

               Em cada partida, 24 toneladas (estimadas) de pneus foram transportadas com destino à Associação Reciclanip (Reciclagem Nacional de Pneus). 

               Em Unaí, o Ecoponto para receber os pneus está sob responsabilidade da Associação dos Revendedores de Pneus de Unaí - AREPU. O galpão da AREPU funciona na Rua Guainumbi, 61, Bairro Kamayurá
               O horário de funcionamento é das 8:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.

               A Prefeitura Municipal de Unaí-MG - PMU, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAMD, quer incentivar a população a entregar os pneus usados (inservíveis) no galpão da associação. 

               Desde 2011, quando entrou em funcionamento, a AREPU tem recebido pneus trazidos basicamente por revendedores e borracheiros. Muita gente ainda conserva o mau hábito de descartar pneus em terrenos baldios, beira de rodovia ou em aterros (ou lixões), gerando prejuízos para o meio ambiente e para a saúde pública. 

               É esta a atitude que a Prefeitura quer evitar.


Responsabilidade socioambiental

               O Ecoponto é fruto de parceria da Prefeitura de Unaí (por intermédio da SEMAMD) com a Associação dos Revendedores de Pneus de Unaí - AREPU, entidade criada como resultado de um Termo de Ajuste de Conduta - TAC assinado entre Ministério Público, Município e revendedores de pneus.

               Borracheiros, Recapeadores, lojas que vendem pneus de automóveis, de tratores, de caminhões, bicicletas e a população em geral podem contar com esse ponto de descarte ambientalmente correto. O Ecoponto está preparado para servir também às cidades vizinhas. Quanto mais pneus receber, menos prejuízo ao meio ambiente e à saúde pública. 

               Por ocasião da constituição da AREPU (2010), o município de Unaí doou o terreno e os associados construíram o galpão fechado de 250 metros quadrados. A própria entidade é responsável pela administração do Ecoponto, cujo funcionamento iniciou-se em 2011. 
               A ação é uma resposta do município e da AREPU à Lei Federal 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

               Em seu artigo 33, a lei ordena: 
"São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus".


               Na época, a Prefeitura firmou convênio de cooperação mútua com a Reciclanip, entidade de alcance nacional responsável pelo transporte dos pneus inservíveis para destinações homologadas pelo IBAMA, sem custos para o município ou para os revendedores. A Reciclanip não tem fins lucrativos e foi criada pelos fabricantes de pneus Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin e Pirelli.

               O ponto de recebimento de pneus inservíveis (Ecoponto) funciona na Rua Guainumbi, 61, Bairro Kamayurá
               O horário de funcionamento é das 8:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.

               Com Informações de: PMUnaí-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS