Em razão do crescente número de animais soltos em ruas, praças e outras áreas públicas da cidade, a Prefeitura Municipal de Unaí-MG, começa a executar, a partir desta Quinta-feira (200730), mais uma operação de apreensão desses animais considerados de maior porte.
Depois de apreendidos, principalmente cavalos serão levados para um terreno da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior - PAOJ, distante 35 km da cidade. Para ter os animais de volta, os donos pagarão multa, de cerca de R$100,00, e ainda terão de arcar com as despesas referentes ao transporte e tratamento do animal, enquanto este estiver sob custódia dos órgãos públicos.
As denúncias de animais soltos podem ser feitas ligando no 3677-5087.
Soltos, esses animais podem provocar acidentes, fazer sujeira na cidade, destruir praças públicas e jardins particulares, ser vetores de doenças (zoonoses) e espalhar lixo em áreas públicas.
Apreendidos, vão gerar despesa para os donos, que arcarão com o ônus de pagar multa, buscar a guia de retirada do animal, viajar cerca de 70 km (ida e volta da PAOJ), pagar as despesas com transporte e ração do animal e ainda pagar o frete do transporte de volta.
Os donos terão até sete dias para retirar o animal apreendido. Ao fim desse prazo, os animais poderão ser leiloados ou doados.
Os cavalos “soltos” podem ser facilmente encontrados no Bairro Águas Claras, nas margens da MG-188 (saída para o Bairro Mamoeiro), na Serra do Taquaril e arredores, nas proximidades do Cemitério São João Batista, no Bairro Água Branca, entre outros vários pontos da cidade.
O Código de Posturas do Município, no seu artigo 5º, proíbe a permanência desses animais nas vias públicas e dá outras providências.
É responsabilidade e dever dos donos manter os animais em locais cercados e limpos. E, principalmente, mantê-los alimentados, limpos e bem tratados.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável