PESQUISA NESTE SITE:

16 janeiro 2020

TAGUATINGA-DF - Idosa é encontrada em situações deplorável e em condições insalubres

Segundo polícia, vítima, de 69 anos, estava em 'estado vegetativo, sem dentes, muito magra e desnutrida'. Filha foi presa por maus-tratos e liberada após pagar fiança.


                A delegada Ângela Maria dos Santos, da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes contra a Pessoa Idosa - DECRIM disse, na tarde desta Quarta-feira (200115), que a situação da idosa de 69 anos encontrada em condições insalubres no Distrito Federal era "deplorável".

"Foi uma situação desumana, é uma coisa muito deplorável"

                Segundo a polícia, a idosa foi encontrada em "estado vegetativo, sem dentes, muito magra e desnutrida", na casa onde morava com a filha, de 38 anos, na QSC 18, em Taguatinga-DF Sul. A mulher foi presa por maus-tratos à mãe, na Terça-feira (200114), mas acabou liberada após pagar fiança de R$2.500,00.

                A delegada afirma que a filha não trabalha, mas recebia R$3.900,00 da aposentadoria da mãe e gastava todo o dinheiro consigo mesma. 
                A idosa era aposentada da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

"A filha falou com uma frieza. 
Disse que estava juntando dinheiro para dar um funeral digno para a mãe."


Denúncia

                A DECRIM chegou ao caso após receber uma denúncia de um médico do Núcleo de Atendimento Domiciliar - NRAD do Hospital Regional de Taguatinga - HRT, que prestava atendimento à vítima. O profissional relatou o possível caso de maus-tratos aos policiais, que foram até a casa onde a idosa mora.

                Segundo a Polícia Civil, a vítima foi encontrada em estado grave de saúde, com diversas feridas expostas pelo corpo. Uma delas exibia o pulmão da idosa. Após o resgate, a mulher foi levada para o HRT, onde passou por cirurgia.

                De acordo com os policiais que atenderam a ocorrência, a casa onde a idosa foi encontrada estava em "péssimas condições de higiene", com lixo espalhado e forte odor de urina e fezes. Além disso, o quarto onde a vítima estava não possuía ventilação. 
                Já a cozinha era suja e cheia alimentos abertos.

Depoimento da filha

                Em depoimento, a mulher disse que a mãe se alimentava por sonda e utilizava fraldas oferecidos pelo governo e, por isso, não tinha despesas. Ela também confirmou que usava o dinheiro da aposentadoria para si.


                A filha contou ainda que a mãe sofreu um acidente de carro há 20 anos e desde então estava em estado vegetativo. A suspeita também disse que chegou a fazer uma poupança e comprar um celular com o dinheiro da mãe.

                A filha vai responder por três crime previstos no Estatuto do Idoso:

                Deixar de prestar assistência ao idoso em situação de iminente perigo ou dificultar sua assistência à saúde, sem justa causa, pena de 6 meses a 1 anos de reclusão e multa;

                Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes, pena de 2 meses a 1 ano de reclusão e multa;

                Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, pena de 1 a 4 anos e multa.

                Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS