PESQUISA NESTE SITE:

18 janeiro 2020

DISTRITO FEDERAL - Estudante que tirou nota 1.000 na redação do Enem diz que estava muito focada

A jovem Ana Clara Socha, de 21 anos, é uma das duas moradoras da capital que atingiu nota máxima. Estudante busca aprovação em medicina.


               Duas das 53 pessoas que conseguiram tirar nota 1.000 na redação do Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM 2019 são do Distrito Federal. A jovem Ana Clara Socha, de 21 anos, é uma delas e afirma que o resultado foi fruto de bastante esforço.

"Eu estava muito focada em ir bem na redação neste ano. Fazia duas redações por semana, e depois tinha o acompanhamento de um professor para que ele me dissesse o que deveria melhorar, o que não estava legal."

               Ao G1, a jovem conta que, no ano passado, fez o ENEM pela quarta vez. Há três anos, ela estuda e assiste a aulas em um curso preparatório com um único objetivo: Conseguir uma vaga para medicina em uma universidade pública.

               Ana Clara ainda não decidiu em qual instituição vai tentar ingressar desta vez. Ela avalia em quais locais têm mais chances de ser bem-sucedida, mas está confiante.

"Acho que agora vai dar."

               Até então, a nota mais alta que a jovem tinha conseguido na redação do ENEM era 880, na prova de 2017. 
               Por isso, decidiu focar os esforços para ter resultados melhores.


Tema surpreendente

               Mesmo com a preparação, ela afirma que se surpreendeu com o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil", utilizado na prova do ano passado. "Também tive muitas aulas de repertório, mas mesmo assim o tema foi uma surpresa", afirma.

               O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de materiais oferecidos pelos textos motivadores.

               Segundo Ana Clara, o ponto de partida para a redação de sucesso foi falar sobre a concentração da cultura nos centros urbanos e para a população mais rica.

"Aqui no Brasil, não só o cinema, como quase todo tipo de atividade cultural está mais acessível para as classes mais altas"
               Afirma a estudante.

Dados nacionais

               O resultado do ENEM 2019 foi divulgado nesta Sexta-feira (200117) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Dos 53 estudantes que conseguiram nota 1.000 na redação, 32 são mulheres.

               A idade dos participantes varia de 16 a 28 anos e eles são de 15 estados e do Distrito Federal. Ao todo, 143.736 candidatos não pontuaram na redação. Em 2018, foram 112.559.

               Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS