PESQUISA NESTE SITE:

14 outubro 2019

BRASÍLIA-DF - Incêndio se alastra e avança em direção ao Parque Nacional

'Seca e força do vento tornam combate difícil', dizem militares. Fumaça é vista de longe; na Cidade do Automóvel, fogo destruiu casa e chegou próximo de garagem de ônibus.


                    Um incêndio florestal na Cidade do Automóvel, próximo da Estrutural, no começo da tarde desta Segunda-feira (191014), avançava em direção ao Parque Nacional de Brasília-DF

                    Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a seca e o vento dificultam o combate ao fogo.
                    A fumaça podia ser vista de longe. Na Cidade do Automóvel, uma via chegou a ser interditada.

                    O fogo atingiu a casa de Marcilene Braz Calisto e Édson Santos Silveira, que construíram em uma área de Cerrado. No local, eles mantinham um depósito de lixo reciclável, que gera trabalho e renda para a família.

                    Segundo Marcilene, o fogo já havia chegado perto outras vezes, mas nesta segunda-feira as labaredas cresceram rapidamente.

"Foi muito rápido agora, tava ventando muito e veio por essa estrada de terra que tem aqui, atrás da nossa casa"
                    Lamentou a moradora, que perdeu tudo.


                    Vendedores das lojas da Cidade do Automóvel também tentaram ajudar. 

"A gente chegou aqui e o fogo tava a uns 50 metros. 
Aí foi questão de dois minutos pra abrir esse fogo e chegar lá no barracão"
                    Disse Paulo Silva, que foi um dos primeiros a chegar.

                    Na mesma região, funcionários de uma garagem de ônibus ajudaram o trabalho dos bombeiros, com medo que o muro, que separa a empresa da mata, não desse conta de impedir o avanço do fogo. 
                    No local, há tanques de óleo diesel para abastecer os ônibus.


                    Às 15:30 horas, os bombeiros disseram ao G1 que não havia riscos do fogo atingir a garagem de ônibus. Mas os militares continuavam combatendo pequenos focos que se alastravam pela mata seca.

                    Além do trabalho por terra, o avião do Corpo de Bombeiros sobrevoa o local. O objetivo da corporação é impedir que o fogo chegue ao Parque Nacional de Brasília-DF.

Semana quente e seca


                A chuva que chegou no Distrito Federal-DF nos últimos dias não conseguiu aumentar a umidade na capital. Nessa Segunda-feira, a umidade caiu a 11% em Brazlândia-DF, e 14% no Plano Piloto-DF. O recomendável, segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, é que a umidade esteja próxima dos 60%.

                Ao mesmo tempo em que a umidade está baixa, a temperatura continua alta na capital federal. Nesta Segunda-feira, os termômetros chegaram a marcar 34º C.

                Essa baixa umidade e as altas temperaturas podem originar focos de incêndio como os que foram registrados nessa Segunda-feira, alerta meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET.

"Desde o final de semana as temperaturas vêm aumentando e a umidade só diminuindo. Isso pode acabar originando pequenos focos de incêndio pelas vegetações do DF que estão secas nessa época."

                Ainda conforme o INMET, a semana deve continuar assim, quente e seca, devido a massa de ar seco que voltou a ganhar força na região Centro-oeste e Norte do país, que ficam em estado de alerta pela baixa umidade.


Mas e as chuvas?

                A previsão para as chuvas chegarem de novo ao Distrito Federal é a última semana do mês de outubro ou o início do mês de Novembro. Mas o INMET não descarta a possibilidade de chuvas isoladas e rápidas em alguns pontos de Brasília ainda nesta semana. 

                Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS