PESQUISA NESTE SITE:

14 outubro 2019

CEILÂNDIA-DF - Hospital alaga pela segunda vez em menos de 48 horas

Salas de cirurgia e consultórios ficaram encharcados; atendimentos foram suspensos temporariamente. Direção diz que problema foi resolvido.


                    Os atendimentos no Hospital Regional de Ceilândia-DF - HRC, no Distrito Federal, foram suspensos por volta das 08:00 horas desta Segunda-feira (191014) por conta de um vazamento que alagou consultórios e corredores da unidade. 
                    Por volta das 12:00 horas, o serviço estava normalizado.

                    Imagens gravadas por pacientes mostram que a água começou a vazar na sala de raio-X e, em pouco tempo, avançou pelos corredores. Funcionários da limpeza tentaram secar o chão dos consultórios e das salas de exame com rodos e panos.

                    Este foi o segundo episódio do tipo em menos de 48:00 horas. Na madrugada deste Domingo (191013), um cano estourou e alagou o bloco cirúrgico, deixando pacientes às escuras. A água chegou a vazar pelo forro do teto e a jorrar por paredes e tomadas.

                    Dessa vez, segundo a direção do HRC, o vazamento foi provocado pela queda de uma telha em cima da tubulação que está localizada entre o forro e o telhado do hospital (veja nota completa ao final).

"Os funcionários deixaram cair a telha, que rompeu o cano, mas prontamente formos atendidos pelos bombeiros e pela Defesa Civil. Foi feito o reparo imediato, não houve dano em equipamentos e os atendimentos não serão interrompidos"
                    Disse o diretor, Amilton Bueno.

"Foi uma infelicidade, realmente, uma fatalidade. Nos deixa chateados, mas estamos fazendo de tudo para que o atendimento ao usuário seja mantido."

Salas alagadas

                    Enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e pacientes tiveram que sair dos espaços alagados e quem chegava para tentar atendimento não conseguia, até mesmo aqueles que chegavam à unidade transferidos de outro hospital.

                    A aposentada Francelina, de 70 anos, estava internada no Hospital Regional do Gama-DF e foi ao HRC fazer uma endoscopia. Ela foi levada de ambulância e, quando chegou, recebeu a notícia de que teria de esperar por, pelo menos, 30 minutos. No entanto, o procedimento acabou sendo remarcado.

Cirurgias suspensas


                    Neste Domingo (191013), quando ocorreu o primeiro vazamento, cirurgias foram suspensas e acabaram remarcadas. Por segurança, a energia do Hospital de Ceilândia foi desligada. 
                    Macas, mesas e equipamentos médicos ficaram encharcados.

                    Segundo funcionários, a ala onde pacientes aguardavam por cirurgia estava em obras para troca de canos metálicos pelos de PVC. O vazamento teria começado às 02:00 horas, quando o serviço acabou e o registro de água foi religado.

                    Os 29 pacientes que estavam no local foram realocados, sendo 11 transferidos para outros hospitais, 12 remanejados dentro do próprio HRC e outros 6 receberam alta.

O que diz a Secretaria de Saúde?

                    A Secretaria de Saúde esclarece que, como os demais hospitais da rede, o Hospital Regional de Ceilândia - HRC está passando por reforma e manutenção. Durante a madrugada de Sábado para Domingo houve o rompimento de uma tubulação na ala da enfermaria da Clínica Cirúrgica, que é antiga e está sendo trocada.

                    A equipe da SES acionou o plano de contingências existente, evacuou a área atingida e envolveu toda a rede para receber os pacientes que precisaram ser transferidos. Os hospitais regionais de Taguatinga-DF e Samambaia-DF receberam pacientes, os que estavam em condições de alta foram liberados e os demais realocados no próprio hospital.

                    A defesa civil começou a agir ainda na madrugada e a empresa responsável pela obra já sanou o vazamento.

                    Nesta Segunda-feira (191014) houve um novo incidente no HRC, não tendo relação com o primeiro. Um funcionário da empresa que faz a manutenção no hospital deixou uma telha cair na tubulação da sala de retaguarda do Raio-x, causando o seu rompimento. Como essa não é a sala principal para a realização do exame, não havia paciente no momento. Nenhum equipamento foi danificado e não houve prejuízo no atendimento. 
                    O reparo no local foi realizado imediatamente.

                    A direção do HRC reforça que nenhum atendimento está interrompido. O Centro Cirúrgico continua funcionando e o Pronto Socorro está com as portas abertas.

                    Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS