PESQUISA NESTE SITE:

23 setembro 2019

BRASILIA-DF - Padre assassinado é velado na igreja que ajudou a construir

Polícia acredita que quatro homens tenham participado da morte do padre Casemiro. Enterro de sacerdote polonês será nesta Segunda-feira (23), após missa celebrada por Dom Sérgio da Rocha.



                    As cerimônias de despedida de Kazimerz Wojn, de 71 anos, conhecido como padre Casemiro, reuniram fiéis, companheiros e o autoridades na manhã desta Segunda-feira (190923) na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na Asa Norte-DF, em Brasília-DF. Ele atuava e morava na igreja, que ajudou a construir nas últimas décadas.

                    O sacerdote foi assassinado na noite deste Sábado (190921) em uma obra no fundo do terreno da igreja. O corpo dele foi encontrado com os pés e as mãos amarrados, e com um arame enrolado ao pescoço. 
                    O caseiro também foi feito refém pelos bandidos.


                    Nesta Segunda-feira, o corpo do padre chegou à paróquia às 8:15 horas. Pouco depois, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) estiveram na igreja junto de fiéis. 
                    O governo decretou luto oficial de três dias.

"Ele era uma pessoa que falava muitas línguas, mas, acima de todas, falava a língua do amor"
                  Lembrou a advogada Ana Paula Peixoto, que foi casada na paróquia pelo sacerdote.

                  Todas as quartas-feiras, ele celebrava missas para pacientes, pacientes e servidores no Hospital Regional da Asa Norte - HRAN.


                  Nos últimos anos, o padre superou um câncer de próstata e viu a violência rondar sua rotina. Em Abril, no domingo de Páscoa, bandidos roubaram o sacrário da igreja, avaliado em R$20.000,00. O item foi recuperado após doação da dona de um ferro velho.

                  Na semana passada, uma motosserra foi levada da obra da igreja e, na última missa que celebrou, o sacerdote falou longamente sobre violência durante a homilia. Lembrou a advogada Ana Paula Peixoto, que foi casada na paróquia pelo sacerdote.

                  A missa de corpo presente, às 10:00 horas, foi celebrada pelo padre Júlio César Gomes Moreira, pároco em Sobradinho-DF ele começou a trajetória religiosa na Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

                  O arcebispo de Brasília-DF, cardeal Dom Sérgio da Rocha, vai rezar uma missa em homenagem ao padre Casemiro às 14:00 horas na paróquia. O corpo sairá para o Cemitério Campo da Esperança às 16:00 horas.


Investigação

                  O caso é investigado pela 2ª Delegacia de Polícia - Asa Norte-DF como latrocínio, roubo seguido de morte. Para o delegado Laércio Rossetto, ao menos quatro homens participaram da ação.

"O crime foi cometido por pessoas que tinham conhecimento da rotina do funcionamento dentro da igreja."

                  Todo o terreno da igreja foi periciado pela polícia no Domingo (190922). Além disso, o caseiro feito refém participou da reconstituição do crime, mas não conversou com a imprensa. Ele estava machucado nos pés e nas mãos.

                  Até as 12:15 horas desta Segunda-feira (190923), ninguém havia sido preso. A polícia desconfia que os bandidos tenham levado dinheiro, jóias e relógios da casa paroquial.


Quem era o padre Casemiro?

                  O padre Casemiro se dedicava ao sacerdócio havia 46 anos. Ele nasceu na Polônia, mas morava no Brasil desde a década de 1980.

"Quando ele chegou a Brasília, não existia a igreja [onde ele atuava]. Foi o Casemiro quem construiu"
                  Disse o padre João Firmino.

                  O polonês era famoso por botar a mão na massa: o padre tomava pedaços brutos de mármore e os transformava em itens para a igreja. 
                  Ali, fez piso, moldura dos quatros e peças do altar.

                  Quem conhecia o padre disse que a casa dele era cheia de santos e que ele colecionava imagens do mundo inteiro. Uma delas foi uma lembrança da filha de Juscelino Kubitschek, presidente responsável pela construção de Brasília.

                  Uma nota da Arquidiocese de Brasília divulgada após o crime, lembra que o sacerdote gostava de fotografar as celebrações, sendo visto frequentemente com a máquina na mão e distribuindo as fotos entre os amigos da paróquia.

                  Todas as quartas-feiras, ele celebrava missas para pacientes, pacientes e servidores no Hospital Regional da Asa Norte - HRAN.


                  Nos últimos anos, o padre superou um câncer de próstata e viu a violência rondar sua rotina. Em Abril, no Domingo de Páscoa, bandidos roubaram o sacrário da igreja, avaliado em R$20.000,00
                  O item foi recuperado após doação da dona de um ferro velho.

                  Na semana passada, uma motosserra foi levada da obra da igreja e, na última missa que celebrou, o sacerdote falou longamente sobre violência durante a homilia.



                    Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS