PESQUISA NESTE SITE:

14 dezembro 2019

UNAÍ-MG - Unaí sedia o Primeiro Seminário Regional de Mobilização contra DENGUE


                 Discutir propostas e pensar estratégias para combater o mosquito transmissor da Dengue em Unaí-MG e outros 11 municípios da regional de saúde. Esse o objetivo do seminário proposto pela Gerência Regional de Saúde de Unaí - GRS, ocorrido na manhã desta Sexta (191213), no auditório da Câmara Municipal
                 Foram mais de 100 participantes dos 12 municípios. O evento começou às 08:30 horas, com previsão para acabar por volta das 13:00 horas.

"Que pode ser feito?"
                 Indaga o diretor da GRS Unaí-MG, José Juliano Espíndula


                 Segundo ele, muito do que o poder público podia fazer já foi feito para prevenir e combater esse grave problema de saúde pública. 

                 A Dengue consome milhões de reais por ano e muita energia dos agentes que integram os governos federal, estadual e municipais. 

                 As ações contra o mosquito tornaram-se permanentes nos municípios, mas têm surtido pouco efeito. Em 2019, foram mais de 6.000 casos de Dengue confirmados no Noroeste mineiro (o número pode ser dez vezes maior, por causa das sub-notificações), com cinco óbitos confirmados pelo Governo de Minas. (Três delas em Unaí, se já não tiver ocorrido outras mortes).

"Mobilização social, remoção de entulho, combate a endemias, ação de agentes comunitários de saúde, mutirão de limpeza são atividades que têm sido feitas exemplarmente pelas prefeituras, mas mesmo assim nós temos alta incidência de dengue nos municípios da região"
                 Ressalta José Juliano


"Por isso chamamos os vários segmentos sociais, para discutir estratégias de prevenção. O poder público não consegue pôr um fiscal, diariamente, dentro das casas da população. Como propor ações estratégicas e intensificar essa conscientização social"?

                 As respostas a essas indagações, a GRS espera retirá-las do próprio seminário. Para isso, dividiu os participantes em grupos e iniciou-se uma discussão para elaborar propostas e estratégias de atuação para cada um dos segmentos com representação no evento: 

                 Agentes políticos, 
                 Clubes de serviço, 
                 Imprensa, 
                 Associação comercial, 
                 Saúde, 
                 Associações de bairros, 
                 Líderes religiosos, 
                 Segurança pública, 
                 Meio ambiente. 


"Que cada segmento pode propor e fazer?"
                 Esse o desafio lançado aos grupos.

                 A secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira, participou do seminário que, por um dado momento, contou com a presença do prefeito José Gomes Branquinho

                 Entre os prefeitos dos municípios que integram a Regional de Saúde, presente apenas o de Bonfinópolis de Minas-MG, Donizete Antonio dos Santos.


                 A parte cultural e artística ficou por conta do grupo teatral Saúde Arte, que apresentou a peça "Dengue em Foco", abordando o comportamento das pessoas diante das ameaças do mosquito. 

                 O grupo é formado por agentes comunitárias de saúde unaienses, cujo trabalho (do grupo) é passar mensagens em linguagem teatral sobre questões relacionadas à saúde pública.






                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS