PESQUISA NESTE SITE:

14 dezembro 2019

SÃO PAULO - Deslizamento de terra deixa quatro mortos em Campos do Jordão-SP

Avó e dois netos, que estavam na mesma casa, morreram soterrados. Em outro bairro, um bebê de um ano também morreu - os pais dele foram resgatados com vida. Deslizamento ocorreu após temporal na tarde desta Sexta-feira (13).


                Quatro pessoas, sendo três da mesma família, morreram soterradas após deslizamentos de terra em dois bairros de Campos do Jordão-SP, interior de São Paulo. Os deslizamentos aconteceram após um temporal no fim da tarde desta Sexta-feira (191213).

                De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois irmãos, de 05 e 13 anos, e a avó deles, de 53 anos, morreram no deslizamento no Bairro Vila Britânia. A casa foi atingida pela terra e desabou. A quarta vítima, um bebê de um ano, morreu após um deslizamento no Bairro Monte Carlo.


                Cerca de 30 homens, sendo bombeiros, policiais e voluntários, trabalharam mais de 12 horas em busca dos irmãos, a quantidade de lama dificultou os trabalhos. O corpo da mulher e do bebê foram encontrados logo após o deslizamento.
"A gente chegou e tinham quatro pessoas soterradas ali. Tiramos três e no momento que a gente foi tirar a última mulher, acabou caindo a casa em cima dela. Ela faleceu ali"
                Contou o voluntário Mateus João Gonçalves Bicudo.

                No momento do deslizamento, a família estava reunida na casa da vítima fatal para comemorar o aniversário dela. A filha dela, de 20 anos, e outros quatro netos foram resgatados dos escombros e, de acordo com a prefeitura, passam bem.

                No Vila Britânia, oito casas próximas ao deslizamento de terra foram interditadas pela Defesa Civil
                Os moradores estão em casas de parentes.

                No Bairro Monte Carlo, o pai e a mãe do bebê, que morreu soterrado, foram socorridos com ferimentos leves.


"Ouvimos muitos gritos e fomos ajudar o casal. A mulher estava muito agitada, gritando que o filho tinha morrido"
                Disse o pintor Carlos Leandro dos Santos.

                A criança chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital. Ao todo, de acordo com a prefeitura, 11 pessoas deram entrada no pronto-socorro municipal, socorridas pelas equipes de resgate.

                Na manhã deste Sábado apenas um menino de cinco anos e uma menina de dois anos continuavam em observação no hospital. 
                Uma casa no bairro foi interditada.


Riscos

                A Defesa Civil e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas realiza neste Sábado uma vistoria nas áreas de risco. Com o laudo, os órgãos poderão definir o que pode ser feito para evitar novos deslizamentos.

"As casas da região superior são as com maior risco porque o solo que suportava as casas já caiu. A região toda está instável e ainda podem ter novos deslizamentos"
                Explicou o Major Fabrício Ramos, do Corpo de Bombeiros.


Comoção

                A Prefeitura de Campos do Jordão-SP decretou luto oficial de três dias e cancelou as atividades natalinas do fim de semana por causa do incidente.

                Nas redes sociais, o governador João Doria (PSDB) definiu o episódio como 'triste tragédia' e prestou solidariedade aos familiares das vítimas.

"Momento de profunda dor para seus familiares, amigos e para a população de Campos do Jordão"
                Disse em trecho da postagem.



                Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS