PESQUISA NESTE SITE:

14 setembro 2019

SÃO SEBASTIÃO-DF - Presos da Penitenciária da Papuda estão sem água, denunciam parentes

Vídeos mostram torneiras secas e sujeira. Subsecretaria do Sistema Penitenciário não se manifestou.


                 Parentes de presos no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, denunciam a falta de água na penitenciária. A suspensão no abastecimento teria, inclusive, alterado a rotina de visitas, atrasando o horário de entrada dos familiares.

                 Vídeos gravados na Quinta-feira (190912), mostram torneiras abertas e sem água, além de banheiros sujos com rejeitos secos. As imagens foram feitas na área aberta aos familiares que aguardavam a entrada na penitenciária.

                 O G1 questionou a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal - SESIPE, responsável pela gestão da carceragem, assim como pelo fornecimento de água, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

                 O DF vive uma onda de calor e seca que levou a Defesa Civil a decretar estado de emergência. 
                 Nesta Sexta-feira, a capital teve o dia mais quente do ano: 34,9° C.

Falta de água é frequente, dizem parentes dos presos

                 Uma das visitantes, que não quis se identificar, afirmou ao G1 que o marido preso relata que a suspensão no fornecimento de água é frequente. Ele está detido no setor chamado de Penitenciária do Distrito Federal 1 - PDF 1.

"Ele falou que já estava [sem água] há quatro dias, e quando tem água, é salobra (que possui gosto desagradável). Meu filho, de três anos, teve diarreia quando consumiu."

                 A PDF 1 do Complexo Penitenciário abriga detentos como o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) e os hackers presos em julho por invadir celulares de autoridades. Outros setores da Papuda também estariam sendo afetados, de acordo com os relatos.

                 A mulher de um preso que está no Centro de Detenção Provisória - CDP afirmou que também há falta de água no local. Ela preferiu não se identificar, mas contou ao G1 que houve longa demora para entrar na penitenciária na Quarta-feira (190911), pois esperavam o abastecimento ser normalizado.

"Normalmente, a visita fica disponível cedinho [a partir das 9:00 horas], mas só liberaram às 14:00 horas."

O que diz o GDF

                 De acordo com informações do Governo do Distrito Federal - GDF, o abastecimento de água da Papuda opera com um sistema próprio. No dia dos relatos da falta de água, houve suspensão no abastecimento de São Sebastião-DF - Região do DF onde está localizado o Complexo Penitenciário, mas, em tese, não deveria ter atingido a região do Complexo, diz o governo.

                 A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - CAESB, confirmou que na Quarta-feira (190911), 

"houve a necessidade de manutenção emergencial em um poço profundo do sistema que abastece São Sebastião, Jardim Botânico e parte do Lago Sul".

                 No entanto, a CAESB afirma que o abastecimento foi normalizado no dia seguinte. A companhia assegura que o presídio não faz parte desse sistema.

                 Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS