Incêndio foi combatido na Sexta-feira (13), mas chamas voltaram na manhã deste sábado (14). 'Área é de difícil acesso', dizem bombeiros.
O fogo voltou a consumir parte da vegetação no Parque Ecológico de Águas Claras-DF, no Distrito Federal, na manhã deste Sábado (190914). Por volta das 08:00 horas, a fumaça provocada pelas chamas podia ser vista do alto dos prédios da região.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para combater o incêndio, próximo à mata queimada nesta Sexta-feira (190913). Segundo os militares, a região concentra matéria orgânica – de fácil combustão – e, portanto, produz muita fumaça e facilita a expansão do fogo.
"As folhas acumuladas ao longo do tempo geram um material combustível, que vai se misturando ao fogo e queimando em profundidade"
Explica o militar da corporação, o tenente Paulo Jorge Silva.
Ao todo, 15 militares e três carros da corporação atuam no combate às chamas. Equipes do Instituto Brasília Ambiental - IBRAM também trabalham na região.
A área é considerada pelos bombeiros como de difícil acesso.
A perícia foi chamada para apontar as causas e circunstâncias do incêndio. A suspeita, segundo a corporação, é de que o fogo tenha sido provocado por ação humana.
Área queimada
No incêndio registrado no fim da manhã desta Sexta-feira (190913), o fogo consumiu 38.300 metros quadrados de vegetação. O G1 aguarda um balanço dos bombeiros sobre animais mortos e feridos.
Imagens enviadas à reportagem mostram que as chamas se aproximaram de prédios e de ruas por onde passam carros (veja foto abaixo).
Desde Quinta-feira (190912), a Defesa Civil declarou estado de emergência por conta da baixa umidade na capital, após o índice ficar abaixo dos 12% por dois dias consecutivos.
Nesta Sexta-feira (190913), o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET também emitiu alerta vermelho e afirma que há "grande risco de incêndios florestais e à saúde".
De acordo com o INMET, a seca deve continuar até o final de Setembro. A previsão de chuvas é apenas a partir do começo de Outubro.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável