PESQUISA NESTE SITE:

17 janeiro 2019

UNAÍ-MG - A Cidade comemora seus 75 anos de emancipação

               A comemoração oficial do aniversário de Unaí-MG, na manhã desta Terça-feira (190115), foi no Palácio Rural do Parque de Exposições, onde ocorreram pronunciamentos de autoridades, homenagens de reconhecimento público e agradecimento às parcerias da Prefeitura Municipal que, segundo eles, deram certo, concessão de comenda do mérito legislativo e outras atividades. 

              O ponto alto das celebrações deste ano foi a presença da banda de música do grupamento de fuzileiros navais de Brasília-DF
              Ao final, bolo de festa de 75 quilos e refrigerante.

              Na manhã do feriado, chamou atenção a presença de 80 fuzileiros navais de Brasília, que abriram as comemorações oficiais do dia desfilando da Praça São Cristóvão até o Palácio Rural do Parque de Exposições


              A banda de música, composta por 45 fuzileiros navais, foi seguida pelos veteranos do grupamento. A Guarda Mirim do CEPASA fechou o desfile. Membro do CEPASA Unaí, Liomar Tavares da Silva foi um dos responsáveis pela vinda da banda de marinheiros. Liomar também é veterano do grupamento de fuzileiros navais de Brasília.

              Pela primeira vez se apresentando em Unaí, a banda dos fuzileiros navais, que tocou no Congresso Nacional durante a posse do presidente Jair Bolsonaro, fez uma exibição de gala no Palácio Rural

              Num concerto com mais de hora e meia de duração, tocaram mentes e corações com músicas do cancioneiro nacional e internacional. No momento cívico das celebrações, a banda executou o Hino Nacional Brasileiro e o Cisne Branco, canção da Marinha do Brasil
              A execução do Hino de Unaí ficou por conta da Banda Municipal Lira Capim Branco.


              As apresentações musicais, homenagens e comemorações festivas ocorreram diante de um Palácio Rural lotado. Como as cadeiras não foram suficientes para o número excessivo de espectadores, muitos ficaram em pé, situação que motivou o prefeito José Gomes Banquinho a se desculpar. 

"Peço desculpas pelo desconforto gerado. Mas costumo dizer que festa boa tem de faltar cadeira, senão não é festa boa. Por isso, estamos felizes".


              Durante o pronunciamento, o prefeito elogiou as parcerias que surtem efeitos positivos para Unaí, fez um agradecimento à banda municipal Lira Capim Branco e aos servidores públicos municipais, elogiou o vice-prefeito pela afinidade entre os dois (prefeito e vice) e agradeceu a Câmara Municipal pela sintonia. 

              Os agradecimentos se estenderam, especialmente, aos fuzileiros navais de Brasília, por abrilhantar a festa unaiense. 

"O dinheiro está curto. A comemoração é modesta, mas tudo feito com muita alegria. Estou muito agradecido a tudo que estamos vendo neste fim de semana"
              Enfatizou Branquinho.


              A mesma sensação de "alegria" foi manifestada pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, que mora em Unaí há 35 anos. Designada coordenadora-geral das atividades comemorativas do aniversário da cidade, ela se disse surpresa. 

"É uma emoção muito grande. Que beleza! 
Quanta gente!"
              Assinalou em pronunciamento. 


              Luciana elogiou as parcerias de entidades, de amigos, e citou a banda dos fuzileiros navais como um "grande presente de aniversário".

              Falaram ainda o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos do Demóstenes; o presidente do CEPASA, Ildeu Pereira da Silva; o capitão de corveta Ney Anderson Guimarães dos Santos, representando a Marinha do Brasil; prefeito de Uruana de Minas-MG, Ronaldo Verdadeiro; e ainda o vereador Alino Coelho, que propôs a concessão do Mérito Legislativo de 2018

              "Orgulho, gratidão e alegria" foram os termos mais utilizados nos discursos.

Mérito Legislativo


              Durante as celebrações oficiais do aniversário da cidade também é concedida a Comenda do Mérito Legislativo Alcides Ribeiro dos Santos. O agraciado deste ano é Carlos Oberto Correa da Costa. Carlinhos da Safra é engenheiro mecânico de formação, empresário e agricultor. 
              Natural de São Gotardo-MG, chegou a Unaí há mais de 30 anos.

              O vereador Alino Coelho propôs a concessão da Comenda do Mérito Legislativo, que foi recebida pelo filho do agraciado, Alexandre Costa
              Participaram da entrega a viúva e o filho de Alcides Ribeiro (Creonice e Bruno).


Homenagens

              A Prefeitura Municipal de Unaí aproveitou as celebrações oficiais para conceder certificados de "Reconhecimento Público" aos servidores públicos municipais aposentados em 2018. 
Compareceram para receber o certificado: 
              José Balbino Martins Costa
              Maria Felícia Torres de Deus
              Lucilena Nunes de Araújo
              Manoel Brandão Gomes
              Marieta Fernandes Vasconcelos Dairel
              Waldir Silveira Duarte
              Vicentina Maria Rosa de Oliveira
              Leila Aparecida Lemes Damaceno
              Cleiton Dias de Oliveira
              Alice Aparecida Borges
              Adão Areda Vasconcelos.

              Certificados de igual teor foram concedidos a agentes de segurança penitenciária e a agentes de segurança socioeducativos por parcerias "de resultado" com a Prefeitura. 


              Cuidado com praças e fabricação de ornamentos para o Natal 2018 são dois dos muitos efeitos da parceria.

              A decoração natalina também resultou em concessão de certificados de agradecimento da Prefeitura a entidades que contribuíram com a ornamentação de pontos da cidade:

              Rotary Club (Unaí Rio Preto, Unaí Capim Branco, Unaí Centenário), 
              Associação Comercial - ACE/CDL
              Casa da Amizade Marlene Vieira
              Supermercado Bretas
              Centro Espírita Redivivo
              Foco Veículos
              Fraternidade Feminina Acácia Unaiense.


              As comemorações dos 75 anos de Unaí também foram palco para a entrega dos prêmios do Natal Premiado - ACE/CDL 2018.

              O bolo de aniversário, de 75 quilos, foi partido e servido à população, por membros da Sociedade São Vicente de Paulo - SSVP

              O prefeito Branquinho, que também é vicentino, partiu o primeiro pedaço e o ofereceu à esposa, Neuzani Soares Branquinho.

 

              Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS