O candidato ao governo de Minas Gerais enviou carta à emissora no fim da manhã desta Segunda-feira declinando do convite.
O MG2 e o G1 iniciariam, nesta Segunda-feira (181015), as entrevistas com os candidatos que passaram ao 2º turno na eleição para o governo de Minas Gerais. Por sorteio na presença dos assessores dos dois candidatos, ficou estabelecida a ordem das entrevistas.
Nesta Segunda-feira (181015), seria a vez de Antonio Anastasia, candidato do PSDB. No fim da manhã, ele enviou uma carta à Globo Minas comunicando que não participaria da entrevista.
Diz em nota o senador:
“Prezados Senhores,
Tendo sido convidado por esta emissora para participar de entrevista na data de hoje, informo que declino desse convite pelos motivos que se seguem.
Sou o primeiro a reconhecer o papel fundamental da imprensa na divulgação das candidaturas e de suas propostas. Deste modo, participei de todos os debates, sabatinas e entrevistas no primeiro turno, inclusive aqueles realizados pela Globo Minas.
Em todos esses eventos fui tratado com consideração e cortesia, procedimentos civilizados que me parecem corretos e adequados na democracia. Contudo, infelizmente, não foi o meu sentimento na entrevista que concedi no primeiro turno na Globo Minas.
A forma agressiva de colocar as perguntas, muitas vezes com equívocos técnicos graves, e, pior, a impossibilidade de responder às indagações formuladas, por interrupções constantes e abruptas dos entrevistadores, que por vezes acabam falando mais do que o candidato, por evidente, em nada contribui, a meu ver, para o esclarecimento do eleitor, em especial quanto às propostas do candidato.
Assim, reiterando o meu respeito e reconhecimento de ser esta talvez uma nova forma de fazer jornalismo, mas com a qual não concordo, agradeço o convite, registrando, todavia, que continua inalterada a minha consideração pessoal em relação aos jornalistas e à direção da emissora, sempre parceira em diversos programas governamentais, de interesse público, ao tempo de meu governo.
Peço, assim, que me escusem e compreendam minha posição.
Atenciosamente,
Antonio Anastasia”
A TV Globo respeita, mas lamenta a decisão do candidato Antonio Anastasia de não comparecer à entrevista de hoje. Lamenta porque quem perde com a decisão não é a Globo Minas, mas os espectadores, que ficam privados, nesse momento importante da eleição, de conhecer a posição do candidato em relação a questões importantes sobre a sua candidatura.
A Globo Minas lamenta ainda mais intensamente que Antonio Anastasia tenha se sentido desrespeitado na entrevista que deu ao MG1, ele que é merecedor de todo o nosso respeito. Não foi a nossa intenção e, com sinceridade, não foi o que aconteceu.
Onde o candidato viu agressividade, havia apenas assertividade; onde viu interrupções, houve apenas o desejo de aclarar melhor as questões. O espectador que revir a entrevista no Globoplay notará que o candidato pôde responder a todas as perguntas que lhe foram feitas. O tratamento dado ao candidato Anastasia foi exatamente o mesmo dado aos demais candidatos, de forma absolutamente isonômica, e os espectadores são nossas testemunhas.
Não há, de nossa parte, uma nova forma de fazer jornalismo: a Globo Minas continua a mesma, isenta, imparcial, serena e com o único objetivo de ajudar a esclarecer os espectadores.
Pelo sorteio, nesta Terça-feira (181016), será entrevistado o candidato Romeu Zema, do Partido Novo.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável