PESQUISA NESTE SITE:

19 setembro 2018

UNAÍ-MG - SEMED em tempos de sustentabilidade; ordem agora é recuperar ventiladores e bebedouros

                 Fiel à proposta de revisão de valores e atitudes dentro dos seus domínios, a Secretaria Municipal da Educação - SEMED em Unaí-MG, aposta em ações de sustentabilidade para elevar e valorizar os conceitos de reutilizar, reciclar e reaproveitar. 

                 Depois de (re)aproveitar madeira de demolição e rejeitos de construção para construir bancos de refeitórios para as escolas, requalificar carteiras de madeira quebradas e velhas, a ordem agora é recondicionar ventiladores e bebedouros.

                 A diretriz foi passada para todas as escolas da rede municipal, segundo o secretário Geraldo Magela da Cruz. O modelo de sustentabilidade desejado, na opinião do secretário, vai na contramão da política consumista do "estragou, joga fora"
                 Jogar fora resulta no enchimento do terreno do aterro do lixo, tornando-o cada vez mais inviável.

"Tudo o que for possível recuperar, reutilizando peças que ainda servem, vamos fazer. Nem que tenhamos de usar peças de dois, três ventiladores para recuperar um, vamos fazer"
                 Afirma o secretário. 

                 Já as carcaças inservíveis serão descartadas no Ecoponto da Associação dos Comerciantes de Eletroeletrônicos e Lâmpadas de Unaí - ACELU
                 De lá, seguem para algum programa de reciclagem.

                 Para recondicionar bebedouros e, principalmente, ventiladores, o município conta com o apoio do eletricista Ivan Ribeiro Martins
                 Ivan é eletricista de manutenção, mas disse estar engajado no programa. 

"Não é atribuição do meu cargo, mas se eu sei fazer e posso fazer, quero ajudar. É a forma que encontrei de me engajar nesse programa e também ajudar a administração municipal"
                 Afirmou Ivan, eletricista desde 1982 e efetivo nos quadros da PMU desde 2003. 

                 Ele usa uma bancada na sede da Secretaria da Educação para o trabalho com os ventiladores e bebedouros.

                 Responsável pela manutenção da rede elétrica nas escolas e unidades da educação municipal, Ivan disse que outra ação importante no setor é a substituição das lâmpadas fluorescentes antigas pelas modernas de led. 

                 O eletricista explica que as novas lâmpadas são mais econômicas, duráveis e eficazes. E, na relação custo-benefício, vão resultar em economia para a Prefeitura.

Madeira


                 A primeira ação dentro da filosofia de sustentabilidade praticada na SEMED foi a reutilização de madeira de construção (fruto de demolição e rejeito). 

                 Nas mãos de hábeis e competentes marceneiros da Prefeitura, viraram bancos nos refeitórios das escolas municipais. A marcenaria da PMU funciona na garagem do Bairro Jacilândia

                 É lá também que são reformadas e requalificadas carteiras, armários e outros móveis que servem escolas e outros órgãos municipais.

                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS