Fiel à proposta de revisão de valores e atitudes dentro dos seus domínios, a Secretaria Municipal da Educação - SEMED em Unaí-MG, aposta em ações de sustentabilidade para elevar e valorizar os conceitos de reutilizar, reciclar e reaproveitar.
Depois de (re)aproveitar madeira de demolição e rejeitos de construção para construir bancos de refeitórios para as escolas, requalificar carteiras de madeira quebradas e velhas, a ordem agora é recondicionar ventiladores e bebedouros.
A diretriz foi passada para todas as escolas da rede municipal, segundo o secretário Geraldo Magela da Cruz. O modelo de sustentabilidade desejado, na opinião do secretário, vai na contramão da política consumista do "estragou, joga fora".
Jogar fora resulta no enchimento do terreno do aterro do lixo, tornando-o cada vez mais inviável.
"Tudo o que for possível recuperar, reutilizando peças que ainda servem, vamos fazer. Nem que tenhamos de usar peças de dois, três ventiladores para recuperar um, vamos fazer"
Afirma o secretário.
Já as carcaças inservíveis serão descartadas no Ecoponto da Associação dos Comerciantes de Eletroeletrônicos e Lâmpadas de Unaí - ACELU.
De lá, seguem para algum programa de reciclagem.
Para recondicionar bebedouros e, principalmente, ventiladores, o município conta com o apoio do eletricista Ivan Ribeiro Martins.
Ivan é eletricista de manutenção, mas disse estar engajado no programa.
"Não é atribuição do meu cargo, mas se eu sei fazer e posso fazer, quero ajudar. É a forma que encontrei de me engajar nesse programa e também ajudar a administração municipal"
Afirmou Ivan, eletricista desde 1982 e efetivo nos quadros da PMU desde 2003.
Ele usa uma bancada na sede da Secretaria da Educação para o trabalho com os ventiladores e bebedouros.
Responsável pela manutenção da rede elétrica nas escolas e unidades da educação municipal, Ivan disse que outra ação importante no setor é a substituição das lâmpadas fluorescentes antigas pelas modernas de led.
O eletricista explica que as novas lâmpadas são mais econômicas, duráveis e eficazes. E, na relação custo-benefício, vão resultar em economia para a Prefeitura.
Madeira
A primeira ação dentro da filosofia de sustentabilidade praticada na SEMED foi a reutilização de madeira de construção (fruto de demolição e rejeito).
Nas mãos de hábeis e competentes marceneiros da Prefeitura, viraram bancos nos refeitórios das escolas municipais. A marcenaria da PMU funciona na garagem do Bairro Jacilândia.
É lá também que são reformadas e requalificadas carteiras, armários e outros móveis que servem escolas e outros órgãos municipais.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável