PESQUISA NESTE SITE:

23 maio 2018

DISTRITO FEDERAL - Sem combustível, parte dos ônibus para de rodar na Sexta-feira (25)

A Pioneira e a São José alertam só ter o suficiente para trafegar até Quinta-feira (24). Outras duas empresas afirmam conseguir circular até Sexta-feira (25).

                  A escassez de combustível no Distrito Federal ocasionada pela greve dos caminhoneiros não afeta só o funcionamento do Aeroporto Internacional de Brasília-DF

                  Duas empresas de ônibus responsáveis pelo transporte público na capital da República afirmam ter o suficiente para rodar só até a Quinta-feira (180524). Outras duas dizem que conseguirão por os veículos nas ruas somente até Sexta-feira (180525).   

                  A Urbi e a Marechal informam que os veículos conseguirão atender a população até o fim da semana com a reserva atual. A Pioneira e a São José, por outro lado, disseram ter combustível para circular nesta Quarta-feira (180523) e na Quinta-feira (180524).

                  A Piracicabana tem estoque até Domingo (180527). As empresas são abastecidas pelo terminal da Petrobras localizado no Setor de Indústria e Abastecimento - SIA. Nesta Quarta-feira (180523), caminhoneiros impediram a saída de veículos da base de distribuição.
                  A frota é de 2.800 veículos.

                  Em torno de 650.000 pessoas embarcam e desembarcam nos ônibus diariamente, segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal - DFTrans.

                  Em nota, o DFTrans disse estar monitorando a situação junto às empresas de ônibus e está avaliando as medidas que podem ser tomadas, caso a operação seja afetada pela falta de combustível.

                  O movimento da categoria contra a alta do combustível completou três dias nesta Quarta-feira (180523). A paralisação interditou estradas e prejudicou o abastecimento e serviços desde as primeiras horas de Segunda (180521).

                  Falta etanol nos postos, o estoque de gás de cozinha está perto de acabar e o de querosene de aviação também se aproxima do fim. Até os alimentos perecíveis, como verduras, poderão ficar mais caros caso a greve continue, alertou a Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - CEASA-DF.

Sem perspectiva

                  Por ora, não há prazo para o fim dos transtornos. Acabou sem acordo a reunião entre governo e representantes dos caminhoneiros na tarde desta Quarta-feira (180523).

                  O objetivo do encontro, realizado no Palácio do Planalto, era achar uma solução à greve deflagrada pela categoria contra o aumento de combustíveis.

“A greve continua. Não houve nenhuma proposta. O governo veio justificar a impossibilidade de atender reivindicações da categoria. Mas sentiu o peso do movimento. Jogamos essa responsabilidade para eles”

                  Afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos - CNTA, Dilmar Bueno.

“Eles foram avisados com antecedência. Conseguimos estabelecer condições de caráter permanente. Os ministros vão conversar com o governo para apresentar proposta amanhã”
                  Acrescentou.

                  Segundo Bueno, a cúpula do governo federal pediu prazo até as 14:00 horas desta Quinta-feira (180524) para formular uma proposta melhor à categoria, que achou a eliminação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE sobre o preço do óleo diesel insuficiente.

                  Participaram da reunião os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha; da Secretaria de Governo, Carlos Marun; de Transportes, Valter Casimiro; e o substituto do Gabinete de Segurança Institucional, general Freire Gomes.

                  Havia 10 entidades de caminhoneiros presentes, entre elas, a Confederação Nacional dos Transportes Autônomos - CNTA, a Confederação Nacional dos Transportes e a Associação Brasileira de Caminhoneiros - ABCAM.

A crise

                  Mais cedo, o presidente Michel Temer (MDB) afirmou ter solicitado a seus ministros que pedissem, na reunião da tarde com os caminhoneiros, uma trégua de “dois ou três dias”, a fim de o governo encontrar “uma solução satisfatória” ao impasse com a classe.

                  Mas profissionais de todo o país não parecem dispostos a desistir do movimento paradista, ao menos não antes de os preços dos combustíveis, especialmente o diesel, e de pedágios nas principais rodovias brasileiras sofrerem uma redução significativa.

                  Pelo menos 22 estados e o Distrito Federal registraram paralisações de milhares de motoristas.

                  Com Informações de: Metrópoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS