Parte do Eixão Sul desabou na área central de Brasília; bombeiros investigam se há feridos. Rollemberg reconheceu necessidade de vistoria; estudo listou nove pontos críticos.
O desabamento de um trecho do viaduto do Eixão Sul, na área Central de Brasília-MG, na tarde desta Terça-feira (180213) é uma tragédia anunciada há, pelo menos, nove anos.
Em 2009, relatório feito pelo Sindicato de Engenharia e Arquitetura - SINAENCO apontava a necessidade de reparos "com urgência" no trecho, e em outros oito viadutos e pontes.
As obras foram analisadas no intervalo de dois anos, em 2009 e em 2011. A conclusão do relatório foi que, nesse período, os problemas não só persistiram, como se agravaram.
De acordo com o SINAENCO, além do viaduto sobre a Galeria dos Estados, as pontes do Bragueto, acesso ao Lago Norte-DF e das Garças, acesso ao Lago Sul-DF também tinham quadro crítico, naquele momento.
Presidente do sindicato à época da divulgação da pesquisa, em 2011, Rodrigo Gazen afirmou ao G1 e à TV Globo que os problemas variavam desde infiltrações e ferros expostos até descolamento do concreto e fendas abertas.
“A Galeria dos Estados é uma das piores condições que encontramos durante a pesquisa. Os pedestres e carros que passam por baixo do viaduto podem ter problemas com pedras, que podem cair a qualquer momento”
Disse Gazen.
Naquele momento, ele explicou que, quanto mais tempo o governo demorasse para fazer as intervenções necessárias, mais dinheiro seria gasto. Após o desabamento, anos depois, o presidente do Departamento de Estadas de Rodagem - DER-DF cobrou "orçamento específico" para as obras de manutenção.
Sem manutenção, 'infelizmente'
O governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), chegou ao local poucas horas após o acidente. Em entrevista, ele admitiu que, "infelizmente", aquele viaduto da Galeria dos Estados não tinha recebido as devidas vistorias nos últimos anos.
"Esse, infelizmente, ainda não tinha recebido manutenção."
"Brasília é uma cidade que está envelhecendo, é feita de concreto e precisa de manutenção, de reforço das estruturas"
Afirmou Rollemberg.
Ele não informou, no entanto, quando isso será feito, ou que tipo de verba será remanejada para reforçar a vistoria.
Brasília completa 58 anos no próximo dia 21 de abril e é uma das capitais mais novas do país. Só perde para Palmas-TO, capital do Tocantins, inaugurada no dia 20 de maio de 1989.
Estudo assustador
No total, 25 estruturas foram verificadas, mas apenas 11 tiveram o diagnóstico divulgado. Naquele momento, dois trechos foram considerados em boas condições: uma intervenção no Palácio do Buriti e outra no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, que aconteceram entre 2009 e 2011.
As demais estruturas que tiveram problemas apontados foram o Palácio do Buriti (em uma parte diferente da corrigida), a Ponte Costa e Silva, Ponte JK, a Universidade de Brasília - UnB e os viadutos da 216 Sul, 204 Sul e da N2 Norte.
O diretor de Consultoria de Engenharia do sindicato à época, Gilberto Antônio Giuzio, explicou que o estudo foi feito apenas visualmente. Naquele momento, ainda cabia aos próprios órgãos responsáveis fazer novas verificações técnicas, mais específicas, para avaliar o real problema nas estruturas.
“Ao longo dos anos, estes problemas que encontramos podem chegar a um colapso maior”
Disse.
Com Informações de: G1.
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