Houve abalo na estrutura após forte chuva que atingiu a cidade. Em um dia choveu mais da metade prevista para todo o mês de novembro.
Em Nova Serrana-MG, os trabalhos para reparos dos estragos causados pela forte chuva, registrada na cidade no último Domingo (171112), continuam.
Uma ponte que foi interdita passará por perícia e poderá ser reconstruída. Limpeza das ruas, bueiros e córregos estão sendo realizadas.
Um plano de emergência é estudado pelos órgãos de defesa social.
O secretário de Obras e Transportes de Nova Serrana, Hedy Wilson Pinto, informou que houve um abalo de mais de 40 centímetros na estrutura de uma ponte, que liga o Centro da cidade a vários Bairros. Será realizada uma perícia no local para identificar se há necessidade de decretar situação de emergência e construir uma nova ponte.
De acordo com a meteorologia, na madrugada de Domingo choveu 127 milímetros, mais da metade prevista para todo o mês de novembro na cidade.
“Foi um transtorno total porque não tem vasão para a água e quando chove é alagamento completo”
Disse o lojista Antônio Francisco da Silva.
A falta de escoamento é um problema antigo, segundo o secretário de Obras.
“Nosso sistema de drenagem não foi dimensionado pensando nestes tempos chuvosos. São manilhas pequenas que não comportam a água, lembrando que mesmo que tivéssemos um sistema bom de drenagem, com uma chuva dessa proporção ocasionaria problemas semelhantes”
O secretário ainda informou que já está em fase final um projeto para melhorar o escoamento da água da chuva nas ruas de Nova Serrana, mas ainda não há a disponibilidade de recursos para isso, por se tratar de uma com custo elevado.
Após a forte chuva, a rotina na cidade é de reconstrução. No Bairro Santa Cruz o muro de uma casa cedeu e a área de serviço ficou destruída.
“Aqui virou um mar de lama, a força da água derrubou tudo”
Disse o morador da casa, Adelson Pedro da Silva.
A força da água também rompeu o asfalto em vários pontos da cidade e funcionários da Prefeitura trabalharam para a limpeza do Córrego Fartura que corta toda a cidade, bueiros e recomposição da massa asfáltica.
Para tentar diminuir os efeitos da natureza, um plano de emergência está sendo estudado e contará com a ajuda de voluntários.
“A gente está mapeando as áreas de risco juntamente com o Corpo de Bombeiros e criando os núcleos de Defesa Civil para o município”
Informou Selma Fernandes Lima, coordenadora da Defesa Civil.
Em períodos de chuva intensa, o ideal é evitar locais de risco. Algumas medidas ajudam a aumentar a segurança.
“Se deparar com uma enxurrada não tente atravessar nem a pé nem com veículos. A enxurrada tem força e onde ela passa arranca o asfalto por exemplo e pode causar perigo para quem trafega pelo local”
Orientou o sargento do Corpo de Bombeiros, Robert Alexandre de Souza Alves.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável