PESQUISA NESTE SITE:

06 dezembro 2017

RIBEIRÃO DAS NEVES-MG - Governo federal reconhece situação de emergência

Cidade da Grande BH, que já havia sido atingida por um temporal com granizo na semana passada, ainda enfrenta consequências da chuva.

               O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em Ribeirão das Neves-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União - DOU nesta Terça-feira (171205). 

               A cidade, uma das mais afetadas pelos temporais dos últimos dias em Minas Gerais, decretou situação de emergência na última Quinta-feira (171130), quando foi atingida por granizo. A portaria reconheceu ainda a situação de emergência em Tombos-MG, na Zona da Mata mineira, atingida por uma tempestade com granizo no dia 28 de outubro.

               Nesta Segunda-feira (171204), os ministros das Cidades, Alexandre Baldy (Pode), e da Integração Nacional, Hélder Barbalho (PMDB), sobrevoaram Ribeirão das Neves junto com o governador do estado, Fernando Pimentel (PT). Neste Domingo (171203), uma idosa morreu depois que uma galeria fluvial que passa pelo quintal inundou.
                Ela estava acamada e os vizinhos não conseguiram resgatá-la.


               Após o sobrevoo, os ministros e o governador visitaram a Escola Municipal Angelita Guimarães e a Unidade de Pronto Atendimento Josnico Cirilo de Abreu - UPA afetadas pelos temporais.

"A situação é grave. Não só aqui na região Metropolitana. Estamos com uma situação gravíssima no leste do estado, em Rio Casca, em outras cidades do estado. Estamos trabalhando. Com muita serenidade, com muito trabalho, nós vamos vencer estas dificuldades"
               Disse Pimentel em seu perfil no Facebook.


               Além de Ribeirão das Neves, Caeté-MG e Pedro Leopoldo-MG, também na Região Metropolitana, decretaram situação de emergência. 

               De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério das Cidades, a pasta “vai definir as ações que poderão ajudar na recuperação dessas cidades”

               A chuva dos últimos dias castiga também cidades de outras regiões do estado. Por causa das pancadas, diversos municípios registram alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.


               Uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil - SEDEC, do Ministério da Integração, esteve em Ribeirão das Neves na última Sexta-feira (171201) auxiliando no levantamento das necessidades para encaminhar a solicitação de apoio federal.

               O reconhecimento do Ministério da Integração é o primeiro passo para ampliar as ações de assistência e reconstrução das áreas prejudicadas. Segundo a assessoria do ministério, além de recursos, o município pode receber ações humanitárias e ter dívidas com a União renegociadas.



               Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS