PESQUISA NESTE SITE:

19 setembro 2017

RUBELITA-MG - Escola Estadual Povoado Lagoa de Baixo mantém excelência no ensino

Pesquisa indica que só 31 escolas públicas brasileiras com alunos de baixa renda mantêm excelência no ensino desde 2011.

               Uma escola estadual em Rubelita-MG manteve a excelência no ensino por dois anos consecutivos, de acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Lemann, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e Itaú BBA, a partir de dados da Prova Brasil

               A Escola Estadual Povoado Lagoa de Baixo faz parte das quatro escolas estaduais que conseguiram manter a excelência do ensino nas edições de 2013 e 2015, e das 31 escolas mantêm a mesma excelência desde 2011. O resultado da última análise, referente a 2015, foi divulgado nesta Terça-feira (170919).

“O trabalho que a gente faz aqui é coletivo; o ponto mais forte é a qualidade do ensino porque as responsabilidades são compartilhadas com todos os servidores da escola.

Os professores se empenham nos trabalhos da pedagogia e os pais também são envolvidos nos projetos. 

É assim que alcançamos e matemos os resultados no ensino-aprendizagem”
               Explicou Ana Neube Miranda Moraes, diretora desde 2012.

               A escola tem 348 alunos, entre as idades de sete anos - primeiros anos do ensino fundamental -, até 18 anos - terceiro ano do ensino médio. 
               Há também uma turma de normal médio, o antigo magistério, com 32 alunos. São 10 salas de aula, biblioteca, sala de informática e refeitório com merenda escolar diária. 
               Para aulas de educação física, os alunos usam a quadra do município, que fica a 300 metros da escola.

"A falta de espaço é uma das dificuldade que temos. É uma responsabilidade muita grande retirar e voltar com os alunos da escola, mas não temos onde construir a quadra. Mas, o restante, a gente consegue administrar bem. 
Como aqui é povoado, o transporte escolar funciona, e isso nos ajuda muito"
               Reforça.

               Apenas 31 escolas públicas brasileiras que atendem alunos de baixo nível socioeconômico do ciclo 1 do ensino fundamental conseguiram manter a excelência nos anos de 2011, 2013 e 2015. 

               Nos anos de 2013 e 2015, como é o caso da escola Povoado Lagoa de Baixo, foram 10.

               A pesquisa tem como base a Prova Brasil, um exame que avalia os conhecimentos dos alunos em matemática e português. O resultado do desempenho é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB.

Projeto 'Leitura e Escrita'

               A biblioteca da escola é um espaço importante no processo de aprendizagem. É lá que acontece o projeto “Leitura e Escrita”, onde os alunos têm a oportunidade de trabalhar as dificuldades.

“A bibliotecária oferece suporte aos alunos por meio da leitura e interpretação do texto; há, também, a dramatização do material que ajuda no processo de aprendizagem. 
Alunos e professores motivados geram resultados”
               Reforça a diretora.

               Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS