Bombeiros resgatam Tucano-toco adulto que se encontrava debilitado, sem condições de voo, debaixo de árvore, no Bairro Paineiras.
Nesta tarde de Terça-feira (170905), A Guarnição de Bombeiros Militares foram acionados por volta das 13:00 horas, para captura de um Tucano-toco (Ramphastos toco) nas mediações do Bairro Paineiras, precisamente na Avenida Oswaldo Pierucetti frente ao número 189, em Araguari-MG.
No local a ave encontrava-se com sua saúde debilitada. A mesma estava ao solo e sem força para voar, se sentindo acuada no momento da captura ela até tentou mas sem sucesso. Foi feito a captura do tucano e encaminhado para a Polícia Ambiental onde foi levada para a Universidade Federal de Uberlândia - UFU.
Por se tratar de uma ave que alimenta de frutos e pequenos insetos, são comuns encontrar essas aves nas áreas urbanas.
O Tucano-toco ( Ramphastos toco) ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais.
Isto tem, como consequência, a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.
A característica mais notável da espécie é o grande bico alaranjado, que pode medir 22 cm. O bico é constituído de tecido ósseo esponjoso, formando uma estrutura não maciça e areada como um favo-de-mel. Isso torna o bico mais leve e, portanto, não dificulta o voo.
Na ponta da maxilar possui uma grande mancha negra.
Estudos realizados comprovaram que o seu bico também serve como um dispersor natural de calor, devido ao número de vasos sanguíneos nele presentes em contato com o ambiente.
Com Informações de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável