PESQUISA NESTE SITE:

31 maio 2017

UNAÍ-MG - Prefeitura libera primeiro loteamento, após ajustes, O Cidade Nova II

É liberado o primeiro loteamento, depois da Interdição de Fevereiro. Os ajustes têm de ser dentro da relação ganha-ganha. Todo mundo ganha. Não pode haver prejudicados".


              A Prefeitura Municipal de Unaí-MG - PMU liberou o loteamento Cidade Nova II para prosseguir no seu projeto de vendas. 

              Isso ocorreu após o empreendedor aceitar fazer os ajustes firmados com a comissão avaliadora da PMU, formada por servidores públicos. 

              Em fevereiro, o prefeito José Gomes Branquinho editou decreto suspendendo (provisoriamente) a aprovação dos loteamentos feitos em administração anterior. A liberação dos empreendimentos está condicionada a ajustes firmados com a comissão.

              A intenção do prefeito, ao editar decreto suspendendo os loteamentos (entre 16 e 20), foi chamar os empreendedores à Prefeitura para, junto com uma comissão avaliadora, encontrar um caminho para ajustar os procedimentos. 

"A orientação é que as medidas adotadas ficassem boas 
para o empreendedor, 
para o comprador dos lotes 
e também para a Prefeitura"
              Explicou Branquinho.

              E o caminho mais curto para acelerar o processo de liberação dos loteamentos, segundo o prefeito, é o caminho do entendimento. Ele disse que o empreendedor do Cidade Nova II buscou esse entendimento e já conseguiu se ajustar: abriu mais uma rua, ampliou a área verde e a área institucional (reservadas ao poder público, conforme a lei) e garantiu a construção de infraestrutura na Rua dos Mognos.

              Dono do empreendimento Cidade Nova II (liberado oficialmente), José Geraldo de Souza Gonçalves afirmou que conseguiu se adequar ao combinado com a PMU, porque a "alteração exigida foi pequena". 

              A avaliação do empreendedor foi positiva. 

"Eu não havia observado adequações acertadas que, depois de prontas, vão agregar valor ao empreendimento, como a iluminação de uma rua lateral"
              Destacou.

              Muitos empreendedores, no entanto, ainda não procuraram a Prefeitura para o ajustamento e um deles ingressou com ação na Justiça contra o decreto da suspensão temporária das atividades. Na opinião do prefeito, o caminho da Justiça é o mais longo e desgastante e pode prejudicar os compradores. 

"Quem adquirir o lote desse empreendedor poderá demorar anos para conseguir o alvará de construção"
              Alertou.

Impacto

              O prefeito Branquinho defendeu a posição da administração municipal em relação à suspensão dos loteamentos para adequações. 

              Segundo ele, não é justo sobrar conta para a Prefeitura pagar, em razão da omissão do poder público. As maiores irregularidades nos empreendimentos, segundo constata, estão na destinação de áreas verdes e de áreas institucionais para a Prefeitura construir equipamentos públicos.

              Ele explica "não ser razoável" o empreendedor deixar área verde (reservada para construção de parques e praças) dentro de grotas. 

              Assim como, em sua avaliação, também não é razoável o loteador separar área institucional (para construção de escolas, postos de saúde, creches e outros equipamentos públicos) no fundo dos loteamentos ou em áreas pequenas com pouca serventia.

              A área institucional – o prefeito defende – deve se localizar na parte nobre dos loteamentos. 

"Não é razoável a pessoa atravessar um bairro inteiro para acessar um equipamento no fundo de um bairro. 
A área institucional (reservada para centros de saúde, escolas, creches) precisa estar na entrada principal do loteamento, para garantir qualidade de vida aos moradores e servir aos bairros vizinhos".

              O prefeito lembra que os lotes, basicamente, precisam estar ligados na rede de distribuição de água, de coleta do esgoto, ter asfalto, meio-fio e rede de iluminação.

              No campo das dificuldades que devem ser enfrentadas na relação com empreendedores, Branquinho destaca ainda a obra do anel viário de Unaí-MG, planejada pelo poder público para ligar a MG-188 à BR-251, com a finalidade de desviar o trânsito de carretas da "boca da ponte" e de parte do centro da cidade.

"Essa futura obra vai atravessar loteamentos. 
Precisamos discutir isso, em nome do interesse público. Precisamos do anel viário, porque Unaí já não comporta o trânsito de carretas sobre a ponte"
              Afirmou.

              A solução dos ajustes envolvendo os loteadores, conforme o prefeito, passa pelo entendimento com a Prefeitura. 

"Os ajustes têm de ser dentro da relação ganha-ganha. Todo mundo ganha. 
Não pode haver prejudicados"
              Arremata.










              Com Informações deRicardo Ribas.
              PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS