PESQUISA NESTE SITE:

04 maio 2017

MONTES CLAROS-MG - Gêmeos que criaram aplicativo vencem a categoria cidadania do Bom Exemplo 2017

Programa ajuda a controlar gastos de água e energia. Conheça os vencedores de todas as categorias em 2017.


               Os irmãos Jeiel Junio e Junio Gabriel são os vencedores da categoria Cidadania do Prêmio Bom Exemplo 2017. Os campeões foram conhecidos nesta Quarta-feira (170503) durante o evento realizado na TV Globo Minas.

               A dupla desenvolveu um aplicativo que contribui com a sustentabilidade. Com o app, o usuário pode controlar os gastos ao tomar um banho, calcular as tarifas de água e energia de acordo com o consumo médio e, assim, prever as contas no fim do mês. O programa gera ainda estatísticas do usuário. O app, finalizado no ano passado, não contém anúncios e é sem fins lucrativos.

“Antes da premiação 
nós não tínhamos nem 200 downloads
agora já são quase 12 mil. 

Então nós queríamos agradecer a todos. 
Essas palmas são para todos que baixaram, 
para todos que apoiaram a gente”
               Disse um dos gêmeos ao receber o prêmio.


               Aos 17 anos, Junio e Gabriel concluíram curso técnico em informática e o ensino médio, segundo junio, o app foi resultado da conclusão do Programa Menor Aprendiz, no qual eles tiveram que montar uma empresa júnior com foco ambiental. 

               Como os dois já tinham passado por um curso de informática, e tinham aprendido como produzir aplicativos, resolveram colocar a ideia em prática.

               A votação foi encerrada no último Domingo e milhares de pessoas puderam escolher seu candidato favorito pela internet. Além dos campões, outros quatro projetos concorreram na categoria Cidadania.

               Lúcia de Fátima Pereira, a Dona Lúcia, sempre gostou de doar aquilo que não usava mais. No fim do ano passado, decidiu desapegar de um monte de coisas. A ideia era simples, montar um varal onde doações ficariam disponíveis para quem precisasse. 
               E ela criou um varal solidário.


               O varal tem tudo: roupas, sapatos, cds, livros, revistas. No local, uma placa: 

"Varal solidário - se você precisa, pegue. 
se não precisa, doe"

               Durante três dias, Dona Lúcia reparou que as doações sumiam rapidinho. Depois deste tempo, quando já não tinha mais nada para colocar, rezou bastante para que não ter que tirar o varal. No dia seguinte, um milagre: várias doações estavam disponíveis para quem precisasse. 
               Desde então, o varal está sempre cheio. 
               O filho, Igor, foi quem indicou a mãe.

               Outro finalista foi José Teixeira de Paula. O aposentado desenvolveu método didático e pedagógico para facilitar o ensino das regras xadrez, possibilitando um aprendizado rápido por meio de figuras. Além disso, seu José promove gratuitamente "aulões" em escolas e entidades onde é convidado a ministrar a arte do xadrez. 
               José garante ter ensinado o jogo para mais de cinco mil pessoas.

               Marta Simone David Nichthauser é musicista e cantora do Coral Lírico de Minas Gerais. Ela dedica seu tempo livre para dar aula de música em presídios da capital e da Região Metropolitana

               Marta ensina partitura, canto e técnica musical, assumindo todo custo da atividade. A coralista diz que desenvolveu uma metodologia própria para lidar com os detentos. O projeto já tem três anos e foi inspirado no falecido marido de Marta, que era judeu e foi preso durante a segunda guerra mundial, aos 11 anos. 

               Ela acredita que a música pode favorecer na reintegração e ressocialização dos presidiários.

               Já Diva Rosa Lima, 78 anos, prepara kits de higiene pessoal (sabonete, escova dental, pasta dental) e um lenço decorado para pacientes em tratamento de câncer. Ela acredita que com esta ação consegue contribuir para aumento da autoestima dos pacientes, amenizando a dor do tratamento. A compra dos produtos e montagem dos kits ficam por conta de Dona Diva, que cumpre a atividade em casa há quase dez anos. 
               Vários locais recebem os kits, como o instituto Mário Pena, o Hospital da Baleia, o Hospital São Francisco.

               O Prêmio Bom Exemplo é uma realização da TV Globo Minas, Fundação Dom Cabral, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e do Jornal o Tempo.


               Personalidade do ano - Médico e banqueiro Aloysio de Andrade Faria por sua contribuição a instituições públicas de saúde, como a Santa Casa de Belo Horizonte e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ciência - Edson Durão Júdice, engenheiro civil. Durante 65 anos se dedicou à educação. Foi responsável pela formação de gerações de engenheiros.

Inovação - Professor Nivio Ziviani, engenheiro mecânico. Ele é atuante no empreendedorismo em Minas e em Startups.

Cultura - O Projeto Sempre um Papo, criado em 1986 pelo jornalista Afonso Borges, tem a missão de contribuir para o desenvolvimento de políticas de incentivo ao hábito da leitura para formar cidadãos mais críticos.

Economia e desenvolvimento de Minas - Alexandre Poni, presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis). Abriu as portas das grandes redes de supermercados para pequenos empreendimentos, agricultores familiares e artesãos.

Educação - o Projeto Ler é Viver, do Instituto Gil Nogueira. Ele promove o acesso de crianças do ensino fundamental da rede pública de Belo Horizonte à leitura de qualidade.

Esporte - O Projeto Cidadania e Movimento desenvolvido em Monsenhor Horta, em Mariana-MG, na Região Central de Minas, para 300 alunos da rede municipal de ensino. Eles aprendem atletismo, basquete, futsal, vôlei e handebol.

Meio Ambiente - A ambientalista Maria Dalce Ricas, presença marcante no combate aos incêndios florestais. Ela atua em diversas unidades ambientais e faz parte do Conselho Estadual de Política Ambiental, o COPAM.

               Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS