PESQUISA NESTE SITE:

10 novembro 2016

UBERLÂNDIA-MG - Veterinários da UFU criam banco genético para preservar espécies

São recolhidos e analisados sêmen de animais silvestres atropelados. Intenção montar um banco com células germinativas.


              A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia-MG - UFU, junto ao Hospital Veterinário, estão realizando um projeto que consiste em recolher e analisar sêmen de animais silvestres atropelados. 

              O foco dos pesquisadores é construir um banco genético para a preservação de espécies ameaçadas de extinção e também montar um vasto banco com várias células germinativas.

              Até o momento, foram recolhidos apenas espermatozoides, mas a intenção é armazenar tanto espermatozoides quanto ovócitos. Os animais silvestres que morrem atropelados são encaminhados pela Polícia Militar Ambiental para o Laboratório de Pesquisa em Animais Silvestres - LAPAS e depois de alguns testes foi possível ver que era possível retirar as células com os animais mortos.

              A equipe é composta pelos professores André Guagliotto e Teresinha Assumpção e alunos do curso de veterinária. O projeto começou há meses e até agora três espécies tiveram o espermatozoides recolhidos para o banco, uma onça parda, um veado catingueiro e um lobo-guará. 
              O propósito é recolher material de diversos tipos de animais.

              O procedimento pode durar cerca de duas horas e conta com uma equipe de mais oito pessoas, entre eles residentes e alunos. Quanto mais rápido é feita a retirada, maior a chance do sêmen ser aproveitado. Em breve, a equipe também irá coletar materiais de fêmeas.

Atropelamentos na região
              De acordo com o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas - CBEE, no Brasil, cerca de 475 milhões de animais silvestres morrem por ano nas rodovias, vítimas de atropelamentos. De acordo com a professora de Biologia da UFU, Ana Elizabeth Custódio, no trecho da rodovia BR-050 entre Uberaba-MG e Uberlândia-MG, em 2012, foram atropelados 690 animais e em 2013 cerca de 600.

              Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS