PESQUISA NESTE SITE:

11 abril 2021

UNAÍ-MG - Descuido com vazamento de esgoto no Córrego Canabravinha gera multas ao SAAE

SAAE é multado por emissão de esgoto in-natura no Córrego Canabravinha. Segundo informações do Perito da Polícia Civil, é evidente a emissão de esgoto no local, havendo detectado coliformes fecais na água, além de coloração turva acompanhada de forte odor.


               Neste Sábado (210410) por volta das 15:31 horas, a Polícia Militar do Meio Ambiente - PMMA, em atendimento de denúncia de poluição encaminhada diretamente a equipe policial, compareceram à Rua Vereador João Narciso de Barros, numeral 2150, no Bairro Politécnica, especificamente na estação elevatória do Serviço Municipal de Saneamento Básico de Unaí-MG - SAAE.

               No local foi verificado que estava ocorrendo a emissão de efluentes através do derramamento de esgoto in natura no Córrego Canabravinha, próximo a foz com o Rio Preto.

                Em contato com o senhor Lucas Pereira Rodrigues, operador de bombas, este confirmou aos policiais que estaria ocorrendo a emissão de esgoto in natura no Córrego Canabravinha devido a inoperância de uma das bombas, ocorrida pela grande quantidade de esgoto coletada pela estação.

               Segundo o mesmo, a deficiência das bombas está ligada diretamente à falhas e também a incapacidade da voltagem de energia que é insuficiente para o pleno funcionamento de todas as bombas.

               De acordo com o senhor Lucas, o início da emissão se deu às 14:00 horas, sendo sanado durante a fiscalização, às 16:00 horas.

               Foi apresentado relatório de vazão, informando que houve um excedente de 39 litros/s que foi extravasado durante 02:00 horas diretamente no Córrego Canabravinha pelo sangradouro, havendo com isso um derramamento de aproximadamente 280.800 litros de esgoto in natura no Córrego Canabravinha e no Rio Preto.

               Diante dos fatos, foi realizado contato com a Perícia Civil, comparecendo no local o senhor Guilherme Teixeira de Melo Franco, que realizou os trabalhos de perícia. 

               De acordo com o perito, é possível constatar a presença de Coliformes fecais provenientes a partir do extravasor da estação elevatória que desemboca diretamente no Córrego Canabravinha, no local indicado, havendo mudança na coloração da água entre o ponto de emissão e a foz do córrego, acompanhado de forte odor.

               Segundo o perito não foi verificado a presença de animais aquáticos afetados diretamente, porém, a quantidade de esgoto derramado em um curto espaço de tempo pode afetar a qualidade da água para o seu uso por pessoas e animais a jusante do ponto de contaminação.


               Diante dos fatos, por haver intervenção através de poluição dos recursos hídricos pela emissão de efluentes (esgoto in natura) foi confeccionado auto de infração ambiental no valor de R$14.790,00 à autarquia do município de Unaí-MG, através de sua pessoa jurídica, Serviço Municipal de Saneamento Básico de Unaí-MG - SAAE

               As atividades da estação elevatória não foram suspensas/embargadas durante a fiscalização, conforme informou o Cabo PM Braytner.

               Com Informações de
PMMA - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS