PESQUISA NESTE SITE:

23 março 2020

MONTES CLAROS-MG - Prefeitura investiga morte por suspeita de coronavírus

De acordo com o município, idoso foi transferido de Capitão Enéas para o Hospital Universitário no sábado e morreu nesse Domingo (22); ele era portador de diabetes e apresentava relato de febre, falta de ar e tosse. Caso ainda não foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde e nem pelo Ministério da Saúde.


                  O setor de epidemiologia de Montes Claros-MG investiga a morte de um idoso, de 61 anos, por suspeita da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a nota divulgada pela Prefeitura, o paciente foi transferido de Capitão Enéas-MG para o Hospital Universitário, em Montes Claros, no Sábado (200321) e faleceu nesse Domingo (200322). 
                  Ele era portador de diabetes e apresentava ‘relato de febre, falta de ar e tosse’.

                  Foi feita a coleta de material que será enviado para a Vigilância Sanitária do Estado. O caso ainda não foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde e nem pelo Ministério da Saúde.

                  Em entrevista ao G1, o secretário municipal de saúde de Capitão Enéas, Márcio Vinícius Batista Mendes, esclareceu que o idoso deu entrada no hospital da cidade no Sábado com insuficiência respiratória.

“Ele chegou na unidade com a diabete descompensada com a faturação de oxigênio em 65% e o normal é estar acima de 90%. Provavelmente, a diabete descompensou e gerou uma insuficiência respiratória. A Secretaria Municipal notificou a suspeita porque ele veio de São Paulo e o resultado do exame deve sair em 10 dias”
                  Disse.

                  Ainda de acordo com o secretário, o idoso morava em São Paulo há 30 anos e veio para o Norte de Minas há 45 dias.

“Ele ficou 30 dias em Montes Claros, onde chegou a consultar no PSF do Bairro Independência por conta da diabetes e fazia 15 dias que estava em Capitão Enéas”.

                  O idoso tem familiares nas duas cidades e o secretário informou que a equipe de saúde acompanha os parentes em Capitão Enéas e todos estão em isolamento domiciliar. Nenhum apresentou sintomas e não há outro caso suspeito no município. A equipe que atendeu o paciente também está em isolamento.

                  A assessoria do Hospital Universitário informou que todos os procedimentos e protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde estão sendo tomados para a segurança dos seus servidores. 
                  Em Montes Claros, há 47 casos suspeitos da doença em investigação nesta Segunda-feira (200323).

Medidas de prevenção

                  A Prefeitura de Capitão Enéas publicou dois decretos com medidas de prevenção e todos os estabelecimentos comerciais da cidade estão fechados.

                  De acordo com o secretário de saúde, as consultas com especialistas e as viagens foram canceladas e o município contratou mais profissionais da limpeza para fazer a higienização do hospital. 
                  Todos os funcionários do grupo de risco foram afastados.

                  A partir da próxima Quarta-feira (200325), a Prefeitura vai montar dois pontos para atendimento das pessoas com sintomas gripais em duas quadras, localizadas em dois bairros da cidade. Os moradores também podem buscar informações pelo telefone (38) 3235-1582.

                  Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS