Os Agentes de Combate a Endemias - AGE, que trabalham em Unaí-MG, de Segunda a Sexta-feira, das 07:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas, terão seus horários de trabalho modificados a partir da Segunda-feira (200302).
Nas Terças e Quintas-feiras, os Agentes passarão a trabalhar das 09:00 às 13:00 horas e das 15:00 às 19:00 horas.
Como a maioria dos moradores trabalham, a mudança de horário dos agentes visa encontrar os moradores em casa em horários alternativos: na hora do almoço e logo quando chegam a casa, provenientes do trabalho.
A Secretaria de Saúde de Unaí - SESAU pede à população que atenda bem os agentes, porque essas modificações estão sendo feitas para beneficiar a população, no sentido de melhor combater a Dengue na cidade.
"Achamos por bem mudar o horário de trabalho dos agentes, porque no horário atual eles não estão conseguindo achar o morador em casa. Isso porque o horário de trabalho dos agentes e moradores está coincidindo"
Justifica a coordenadora de Epidemiologia da SESAU, Adriane Araújo.
Ela ressalta que o morador já se acostumou com o horário de trabalho dos agentes e poderia estranhar a chegada deles nas residências em horários diferentes, a partir de (200302).
Bairros mais afetados
O combate à Dengue está mais intenso nos bairros onde há o maior número de casos positivos, pessoas acometidas:
Bairro Cachoeira (parte),
Bairro Cachoeira (parte),
Bairro Centro,
Bairro Primavera,
Bairro Cidade Nova,
Bairro Sagarana,
Bairro Santa Luzia,
Bairro Riviera Park.
Nessas áreas, os agentes de combate a Dengue estão fazendo o bloqueio com inseticida nos quintais das casas e arredores, cobrindo todo o quarteirão.
Adriane Araújo alerta, porém, que de nada adianta o agente borrifar inseticida no quarteirão onde há casos de pessoas doentes, fazendo o bloqueio, se os criadouros de larvas não forem eliminados.
"O inseticida só atinge o mosquito adulto, pronto para voar. Mas se tiver água parada, larvas vão virar mosquito em poucos dias, e assim o ciclo vai continuar".
O mosquito da Dengue não realiza voos longos, ficando sempre na mesma região.
Atendimento nas Unidades
Em Unaí, nesses dois primeiros meses do ano, a SESAU notificou 648 casos suspeitos de Dengue e 180 já foram confirmados por exames.
Os Sintomas são
Febre alta,
Dor de cabeça forte,
Dor atrás dos olhos,
Manchas e coceiras na pele,
Dor no corpo e articulações,
Fraqueza,
Cansaço,
Perda do paladar e Apetite,
Náusea,
Vômitos,
Tontura.
Se a pessoa tiver um ou mais desses sintomas, deve procurar o ESF de referência. Caso não seja referenciado na Estratégia de Saúde da Família - ESF, deve procurar a Central de Regulação.
A Regulação encaminhará a pessoa para a Policlínica, onde há um médico de referência no atendimento à Dengue, para quem não possui cobertura do ESF. A pessoa com suspeita de Dengue não deve procurar diretamente o Pronto Atendimento -PA do Hospital Municipal de Unaí - HMU, que deve ser procurado nos dias e horários em que não há atendimento nas unidades básicas, Sábados, Domingos, Feriados e à noite.
O paciente deve buscar também o PA em casos de urgência e emergência, no caso da Dengue quando o paciente apresentar sinais que classificam os grupos de alarme ou de choque, ou os sintomas mais graves produzidos pela doença.
A situação do paciente é classificada pelos profissionais de saúde, e o tratamento e acompanhamento ministrado conforme a classificação.
LEIA MAIS SOBRE A DENGUE EM UNAÍ-MG, NO UNAIENSES:
Matéria: 15193 - 200121 = AQUI.
Matéria: 15307 - 200127 = AQUI.
Matéria: 15489 - 200208 = AQUI.
Matéria: 15569 - 200213 = AQUI.
Matéria: 15658 - 200220 = ESTA.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável