Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o vice governador de Minas, Paulo Brant, participaram da solenidade de inauguração nesta Quinta-feira (10).
Uma Usina de Triagem e Compostagem foi inaugurada no município de Francisco Dumont-MG. A solenidade de inauguração foi na manhã desta Quinta-feira (201210) com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do vice governador de Minas, Paulo Brant, e outras autoridades.
Desde 2019, através do Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas - CODANORTE foram finalizados lixões de 15 municípios da região, que resultou no fim do descarte irregular de cerca de 850 toneladas de resíduos sólidos.
O município de Francisco Dumont investiu aproximadamente R$180.000,00 na construção da Usina e segundo a Prefeitura, a estimativa é de que pelo menos 21 toneladas de resíduos comecem a ser destinados corretamente por mês.
Antes da inauguração, o Ministro Ricardo Salles participou de uma entrevista coletiva no aeroporto de Montes Claros-MG e falou sobre o apoio do governo federal aos pequenos municípios no tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas.
“Tem que apoiar por exemplo a cooperativa de catadores, centros de recolhimentos, as vezes de transbordo. Então, a coleta e destinação passa por transbordo, incentivar a formação de consórcios. Os consórcios tem um papel muito importante porque ao agregar de vários municípios você tem grande escala e pode ter mais tecnologia, ter um aterro melhor, ter até quem sabe o aproveitamento energético. Então há muitas coisas para serem feitas, o nosso apoio aos municípios pequenos tem sido grande”.
De acordo com o Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas, a expectativa para o primeiro semestre de 2021 é acabar com mais 22 lixões a céu aberto.
Em Francisco Dumont, a Usina de Triagem e Compostagem foi construída em uma área de 500 metros quadrados às margens de uma estrada rural, onde funcionava o lixão da cidade.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável