Seriema foi encontrada ferida em uma comunidade rural de Montes Claros. De acordo com a veterinária do Cetas, ela será submetida a uma cirurgia e não vai retornar à natureza.
Os bombeiros resgataram uma Seriema encontrada ferida em uma comunidade rural em Montes Claros-MG. O animal silvestre estava bastante debilitado e com uma parte de uma das patas amputadas.
“A moradora fez o acionamento e relatou que a Seriema já apareceu no terreno com os ferimentos. Ela conseguiu pegá-la porque estava machucada e não conseguia voar”
Conta o sargento Anderson Pinheiro Neves.
A seriema foi levada para o Centro de Triagens de Animais Silvestres - CETAS onde está se recuperando. Em entrevista ao G1, a veterinária Osmarina Aparecida Souza Santos explicou que o animal deve passar por um procedimento cirúrgico, mas não terá condições de ser devolvida ao habitat natural.
“Ela não teve um tratamento clínico e o ferimento cicatrizou com a lesão aberta, vamos precisar fazer uma cirurgia para retirar a parte morta. O animal está muito fraco, magro e desidratado, por isso o primeiro plano é a recuperação e depois a cirurgia. Ela não vai retornar mais para a natureza e deve ser encaminhada para um zoológico”.
Os veterinários estudam a possibilidade de desenvolver uma prótese em impressora 3D que ajudar na locomoção da seriema.
“Queremos tentar fazer a prótese depois da cirurgia e vamos testar para ver se ela consegue se adaptar. A prótese vai dar equilíbrio e fortalecer a outra patinha, como ela utiliza apenas uma, pode causar um calo”.
De acordo com a veterinária do CETAS, a suspeita é de que os ferimentos do animal tenham sido causados por atropelamento.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável