Conheça o PIX
Transferências e pagamentos realizados em segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Isso é o Pix, uma forma inovadora, ágil e segura de pagar e receber dinheiro, que você vai poder aproveitar com toda a segurança no Banco do Brasil - BB a partir de Novembro.
Para quem é?
Pessoas Físicas,
Empresas,
Governo.
Como vai funcionar?
Serão três formas diferentes para usar o Pix:
Serão três formas diferentes para usar o Pix:
Com QR Codes estáticos ou dinâmicos.
Não sabe qual é a diferença?
Não tem problema. Você encontra a resposta para essa e outras perguntas sobre o Pix, logo abaixo.
Informando diretamente os dados bancários (agência, conta, CPF/CNPJ) de quem vai receber o pagamento. Algo parecido com a forma com que o DOC e a TED funcionam hoje.
Usando uma Chave Pix.
O que é uma Chave Pix?
Esta é uma das grandes inovações do Pix. Você vai poder cadastrar uma espécie de apelido (é assim mesmo que o Banco Central chama) para as suas contas bancárias. Esse apelido pode ser um número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ.
Chave cadastrada no Banco, pronto! Agora é só informar a chave escolhida pra quem vai te pagar, ou transferir uma quantia para você. E vale o mesmo na hora em que você for pagar ou transferir. Tudo o que você precisa perguntar é a chave da pessoa para quem você quer fazer um Pix.
E pode ficar tranquilo. É simples e rápido, e também é superseguro. Todas as transações são processadas pelo Bacen e protegidas por segurança bancária.
O Pix só começa a funcionar em Novembro. Mas, antes disso, a partir de Outubro, você já vai poder adicionar suas chaves aqui no BB. Até lá, se você já é nosso cliente, aproveite para dar aquela conferida no seu cadastro e atualizar o que for necessário.
Ainda não é cliente do BB? Dá pra resolver isso agora mesmo. Você pode abrir a sua Conta Fácil pelo celular na hora e já começar a usar, sem precisar ir a uma agência.
Saiba mais.
Você não vai querer ficar pra trás na hora de aproveitar as vantagens dessa nova forma de fazer pagamentos e transferências.
Quais são as vantagens?
Rapidez
Leva praticamente o mesmo tempo que uma transferência entre contas do mesmo banco.
Disponibilidade
Pode ser usado em qualquer horário, a qualquer dia da semana, 24 horas por dia, sete dias da semana, 365 dias por ano.
Acessibilidade
Pagamentos e transferências em poucos cliques. Com os QR Codes, dispensam o uso de maquininhas, basta o celular.
Economia
Custará menos do que um DOC ou uma TED.
Aqui tem mais informações sobre o Pix para você
Quais as diferenças entre os QR Codes estático e dinâmico para o Pix?
O QR Code estático poderá ser utilizado em múltiplas transações, como entre duas pessoas, por exemplo. Ele permitirá a definição de um valor fixo para um produto ou a inserção do valor pelo pagador.
Já o QR Code dinâmico apresentará informações diferentes a cada transação e permitirá que dados adicionais sejam inclusos. Por isso, ele poderá ser usado para pagamento de compras em um supermercado ou restaurante, por exemplo, onde os valores das transações variam mais.
O QR Code dinâmico poderá ser gerado tanto por quem vai pagar quanto por quem receber. No caso do cliente, ele fará a captura com o celular e efetuará o pagamento. No caso do lojista, ele poderá gerar um código e deixar em seu balcão para que o seu cliente faça a leitura com a câmera do celular e realize a transação rapidamente.
Como funcionam as transferências entre bancos hoje?
Atualmente, as pessoas contam com duas opções para enviar dinheiro para outras contas em qualquer banco: o DOC e a TED.
Com o DOC, você pode transferir dinheiro de uma conta para outra durante dias úteis, desde que a transferência seja realizada até as 22:00 horas e não ultrapasse o valor máximo de R$4.999,99. Se todas as informações estiverem corretas, o dinheiro é disponibilizado na conta de destino no dia útil seguinte.
A TED também é realizada somente em dias úteis. Mas, se você transferir dinheiro de uma conta para outra até as 17:00 horas, o crédito acontece no mesmo dia.
Nesse caso, não existe limite de valor.
As duas modalidades funcionam apenas em dias úteis. Por isso, transferências feitas durante fins de semana ou feriados só ficam disponíveis na conta no próximo dia útil.
Quando posso começar a usar o Pix?
O Pix foi anunciado em Fevereiro de 2020 e poderá ser utilizado por todos os brasileiros a partir do início de Novembro de 2020.
Quem criou o Pix?
O Pix é um Sistema de Pagamentos Instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil.
O que preciso fazer para usar o Pix?
É fundamental manter o seu cadastro no Banco do Brasil atualizado. Isso é necessário porque informações como e-mail, número de telefone, CPF ou CNPJ têm um papel fundamental na identificação dos usuários e das transações nesse meio de pagamento.
Por isso, não perca tempo e atualize o seu cadastro para estar pronto para usar a solução quando ela estiver disponível. Se estiver no computador, clique aqui para acessar o internet banking e atualizar o seu cadastro agora.
Se estiver usando o celular, acesse aqui a área de atualização cadastral no app do BB. Caso tenha qualquer problema com o link anterior, é só abrir o App e clicar em Perfil>Meu cadastro.
Por isso, não perca tempo e atualize o seu cadastro para estar pronto para usar a solução quando ela estiver disponível. Se estiver no computador, clique aqui para acessar o internet banking e atualizar o seu cadastro agora.
Se estiver usando o celular, acesse aqui a área de atualização cadastral no app do BB. Caso tenha qualquer problema com o link anterior, é só abrir o App e clicar em Perfil>Meu cadastro.
O Pix é mais barato?
Sim! O Pix é um Sistema de Pagamentos Instantâneos pensado para melhorar a experiência do cliente e ampliar o número de pessoas com acesso ao universo financeiro. Por isso, nasce com a ideia de ser mais barato do que a TED e o DOC.
O Pix funciona todos os dias mesmo?
Sim! O Pix funciona todos os dias do ano, 24 horas por dia, e 7 dias por semana. Você faz a transação e, em alguns segundos, o dinheiro já chegou ao destino.
É o fim da TED e do DOC?
Não! O Pix vem para somar, não para substituir. É claro que, por ser mais barato e funcionar todos os dias do ano, a tendência é que ele seja mais usado a partir do seu lançamento.
Se eu fizer um Pix, mas digitar alguma informação errada, é possível fazer o estorno ou o cancelamento da transação?
Você poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes de confirmar o pagamento. Após a confirmação, como a liquidação do Pix ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada. No entanto, você poderá negociar com o recebedor a devolução do valor pago, tanto de forma parcial como total.
O que acontece se eu fornecer informações incorretas em um Pix?
Ao tentar realizar um Pix, se algum erro ocorrer, você será alertado sobre o motivo pelo qual a transação não pôde ser efetivada.
Se a situação que originou o erro for normalizada, você poderá tentar novamente.
Se a situação que originou o erro for normalizada, você poderá tentar novamente.
Informações de: BB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável