O Telescópio Espacial Hubble conseguiu tirar as fotos mais nítidas do gigante com anéis.
O Telescópio Espacial Hubble passou os últimos 30 anos orbitando 547 quilômetros acima da Terra, fornecendo imagens incríveis. Os últimos, do nosso bairro cósmico. E um em particular chamou a atenção dos cientistas: a fotografia de Saturno, a 1.350.000 de quilômetros de distância, com uma clareza nunca vista pelo Hubble.
Agora, é verão no hemisfério norte de Saturno, o que, como podemos ver, significa que sua metade superior do norte está inclinada em direção ao Sol (e a nós). Mas não é verão como o da Terra: o gigante gasoso extrai a maior parte do calor do interior, em vez de retirá-lo do Sol, e a temperatura média é de -178 graus Celsius (-288 graus F).
Na imagem, você também pode ver uma leve névoa vermelha no hemisfério norte. A NASA acredita que isso pode ser devido ao calor da luz solar que altera a circulação atmosférica ou altera a névoa fotoquímica do planeta. Como você pode ver na parte inferior, o pólo sul tem um tom levemente azul.
"É surpreendente que, mesmo em alguns anos, estamos vendo mudanças sazonais em Saturno"
Afirma a cientista planetária Amy Simon, do Goddard Space Flight Center, da NASA, em comunicado.
Além disso, você pode ver algumas das 82 luas de Saturno: Mimas, o pequeno ponto à direita da imagem, e Encélado, o ponto um pouco maior na parte inferior da imagem.
Com Informações de: Abc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável