Seis fiscais da Prefeitura Municipal de Unaí-MG estiveram no calçadão do Córrego Canabrava nesta quinta-feira (200521). Ficaram no local das 16:30 às 20:00 horas, posicionados nas duas pontas do calçadão e nas proximidades da unidade do Corpo de Bombeiros.
Durante a fiscalização, flagraram 4 em cada 10 praticantes de atividades físicas se movimentando sem máscaras. Os fiscais abordaram essas pessoas, orientaram sobre a importância do uso da máscara de proteção (para prevenir um eventual contágio pelo Coronavírus) e distribuíram as peças.
Foram distribuídas mais de 200 máscaras no calçadão.
Alguns receberam a máscara e a colocaram no rosto, outros receberam e levaram nas mãos. E alguns poucos, além de não receber a máscara, reagiram com hostilidade à abordagem dos fiscais, dizendo-se desobrigados de usar a peça de proteção.
“Ninguém vai me obrigar a usar máscara”
Afirmou um ou outro mais exaltado.
Nesta Sexta (200522), o trabalho continuou no mesmo horário.
Nesses tempos de pandemia, em que governos fazem o que podem para evitar que a população se contamine com o novo Coronavírus, ainda muito desconhecido pela ciência, já se sabe que uma das poucas medidas eficientes de controle do contágio é o uso de máscara de proteção facial.
Ela deve ser usada, inclusive, durante a prática de exercícios ao ar livre, como caminhadas, corridas ou pedaladas.
Uma simulação feita por pesquisadores da Holanda e da Bélgica constatou que numa caminhada, corrida ou pedalada, uma pessoa pode exalar ou inalar micro gotículas com o vírus num raio de 10 metros. Essa simulação também afirmou que quanto maior a velocidade do exercício, maior a distância que precisaria ser mantida (entre os praticantes) para evitar o contato com as partículas.
Na próxima semana, será a vez de os fiscais visitarem a Serra do Taquaril, outro ponto de prática de atividades físicas ao ar livre em Unaí. No local, será feito o mesmo trabalho de abordagem, orientação e distribuição de máscaras de proteção.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável