Levantamento de custos para licitações é remoto e visita às obras é feita com todos os cuidados.
A pandemia da Covid-19 trouxe à tona a importância do trabalho remoto em vários segmentos da economia. No Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG não foi diferente, com grande parte de magistrados e servidores trabalhando em casa, e, muitas vezes, com produções acima do esperado.
A Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial - DENGEP do Tribunal também aderiu ao trabalho remoto, mas mantém alguns funcionários ainda de plantão e outros fiscalizando obras de novos fóruns em todo o estado.
"Assim que se iniciou a pandemia reduzimos o expediente na Diretoria de Engenharia, com grande parte dos servidores trabalhando remotamente e outros no esquema de plantão. É importante ressaltar que nosso trabalho não foi prejudicado pela Covid-19"
Observou o juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Jair Francisco dos Santos.
O diretor de Engenharia do Tribunal, Marcelo Junqueira, explica que o departamento é dividido em três gerências, Manutenção, Obras e Projetos, que funcionam de forma independente. Durante a quarentena, foram adotadas diferentes estratégias para não deixar a engrenagem parar.
Cuidados e proteção
O setor de Manutenção, segundo Marcelo, atualmente faz um revezamento com um ou dois funcionários de plantão na sede do TJMG, pois, no caso de alguma demanda, eles são obrigados a estar in loco para atendimentos. Os demais funcionários permanecem em casa trabalhando remotamente e aguardando a escala de revezamento.
Já a Gerência de Obras adotou estratégia diferente, pois não podia se dar ao luxo de parar ou adotar o trabalho remoto. Como um decreto estadual autorizou que obras de uma forma em geral não parassem durante a quarentena, a gerência mantém seu trabalho rotineiro com a fiscalização de construções e reformas de fóruns que estão em andamento em várias regiões de Minas Gerais.
"O comum era todos os fiscais saírem de casa e, antes de qualquer visita a alguma obra, passar pela sede do Tribunal. Agora, com a pandemia, eles vão direto para as obras, sem passar pela sede"
Detalha o diretor.
Marcelo Junqueira ressalta que todo o trabalho, desde a entrada no veículo do Tribunal de Justiça até o local da obra a ser fiscalizada, é feito com o uso de máscaras protetoras e muito álcool em gel.
Na execução das obras, realizadas por empresas contratadas através de licitação, os operários também obedecem a um rigoroso protocolo de segurança, com uso de máscaras, álcool em gel e, sobretudo, mantendo distância segura dos colegas de trabalho para evitar contaminação.
"Todas as obras estão em dia e a todo vapor. A pandemia não provocou eventuais atrasos, e os novos fóruns poderão ser inaugurados nas datas previstas"
Completou o diretor de Engenharia. Na última Sexta-feira (200424) ele visitou as obras do novo fórum de Lagoa da Prata-MG, que será inaugurado nos próximos meses.
Orçamentos
Em trabalho totalmente remoto está a Gerência de Projetos, responsável pela montagem de processos de licitação de obras. A responsável pela Coordenação de Análise e Composição de Custos e Engenharia e Manutenção Predial - COEMP da Gerência de Projetos, Natália Cerqueira, conta que todos os funcionários do setor estão atuando de casa, desde o início da quarentena.
"A gente não imaginava que seríamos capazes de trabalhar remotamente sem causar prejuízo ao andamento da gerência, mas vejo que isso é plenamente possível"
Ressalta.
Ela conta que a equipe que coordena é responsável por fazer levantamento de preços junto a dezenas de empresas fornecedoras de material para obras de fóruns que serão construídos ou reformados.
Os funcionários permanecem em casa com computadores e fazem este trabalho por meio do Sistema Eletrônico de Informação - SEI do TJMG. Com as informações sobre quantidades, preços e custos, os orçamentos podem ser feitos de casa.
A partir daí todo o processo licitatório é montado, com um preço médio para cada obra.
"Utilizando os computadores, planilhas e o SEI, conseguimos montar cinco processos durante a pandemia, o que é a nossa média normal. Ou seja, nosso trabalho não foi prejudicado em nada"
Completou a coordenadora.
"Hoje sabemos que a presença física de um servidor no TJ não significa maior produtividade"
Acrescenta.
O diretor de Engenharia, Marcelo Junqueira, acrescenta que ocorreram eventuais atrasos na montagem dos processos, por causa de empresas privadas que demoraram muito, em função da quarentena, a enviar seus orçamentos.
Porém todos os problemas foram sanados.
Com Informações de:
TJMG - MINAS GERAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável