PESQUISA NESTE SITE:

01 abril 2020

UNAÍ-MG - "Meu apelo às pessoas é para que fiquem em casa" Disse Denise de Oliveira, durante entrevista


                  Mesmo com as medidas de flexibilização de funcionamento de parte do comércio e feiras (com muitas restrições) a partir desta Quarta-feira (200401), a secretária municipal de Saúde de Unaí-MG, Denise de Oliveira, pediu encarecidamente às pessoas que adotem medidas de isolamento social e fiquem em casa. 

                  Ela diz entender que a abertura do comércio, mesmo com todas as restrições observadas, não deve ser motivo para tirar as pessoas de casa. 

“Mesmo que o comércio esteja aberto, não vá comprar algo de que você não tenha necessidade. Quem puder ficar em casa, gente, por favor, façam isso”.
                  Disse a Secretária.

                  O desconhecimento ainda vigente sobre o comportamento do vírus e a possibilidade de uma contaminação em massa preocupa as autoridades, por isso a exigência de medidas de isolamento social. 

                  Denise reconhece que o momento é difícil para todo mundo, e as pessoas não estão tendo a real dimensão do problema. 

“Se estourar muitos casos aqui, não sabemos como vamos atender todo mundo”.
                  Alertou.

                  O diretor clínico do Hospital Municipal de Unaí, médico Joaquim Tomaz da Silva, lembra que as projeções são de que o pico dos casos (a curva projetada por cientistas) seja atingido nas próximas semanas. 
                  Do ponto de vista médico-hospitalar, o diretor diz não concordar com a abertura do comércio neste momento.

“Sabemos que os empresários e comerciantes dependem das atividades funcionando, para fazer girar a economia. Mas se as pessoas ficarem doentes, ficará tudo mais difícil”
                  Argumentou.

Decreto pode voltar atrás

                  De acordo com a secretária Denise, nos próximos dias a Administração Municipal vai avaliar as consequências do decreto que autorizou a flexibilização do funcionamento do comércio e das feiras em Unaí (mesmo com variadas restrições), para tomar uma decisão.

                  A falta de alinhamento de propósitos entre o governo federal e o governo do Estado está resultando em dificuldades para os municípios. Denise explica que, na Sexta-feira (2003280, quando a Prefeitura lançou o decreto de flexibilização de funcionamento (com restrições) do comércio e das feiras, a posição do governo do estado era uma. 
                  Hoje, é outra.

                  E a Prefeitura Municipal de Unaí tem buscado o alinhamento com o Governo do Estado, para padronizar os decretos e os procedimentos. 

“A Prefeitura, o Hospital Municipal estão empenhando todos os esforços para, caso aconteça um pique da doença no município, ter condições de atender o maior número possível de pessoas, da melhor forma, e com a melhor qualidade”.
                  Afirmou.


                  Doutor Joaquim Tomaz ressaltou que tudo isso é motivo de preocupação para os gestores públicos e para os profissionais de saúde. 

“Não é situação que temos domínio, pois está acontecendo no mundo todo. Países que a gente nem imaginava, que entendíamos possuir uma estrutura médico-hospitalar fantástica como os Estados Unidos, também anunciam essa preocupação. 
Ninguém tem certeza do que vai acontecer”.
                  Relata.

                  E nessa esfera de incertezas, não está descartado o “retorno” ao total isolamento social, com o fechamento completo do comércio e afins em Unaí

“Vai depender de novas avaliações da Administração Municipal nos próximos dias e das decisões do Governo de Minas, com quem o município está alinhado”
                  Conclui a secretária de Saúde.

                  Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS