Mesmo com as medidas de flexibilização de funcionamento de parte do comércio e feiras (com muitas restrições) a partir desta Quarta-feira (200401), a secretária municipal de Saúde de Unaí-MG, Denise de Oliveira, pediu encarecidamente às pessoas que adotem medidas de isolamento social e fiquem em casa.
Ela diz entender que a abertura do comércio, mesmo com todas as restrições observadas, não deve ser motivo para tirar as pessoas de casa.
“Mesmo que o comércio esteja aberto, não vá comprar algo de que você não tenha necessidade. Quem puder ficar em casa, gente, por favor, façam isso”.
Disse a Secretária.
O desconhecimento ainda vigente sobre o comportamento do vírus e a possibilidade de uma contaminação em massa preocupa as autoridades, por isso a exigência de medidas de isolamento social.
Denise reconhece que o momento é difícil para todo mundo, e as pessoas não estão tendo a real dimensão do problema.
“Se estourar muitos casos aqui, não sabemos como vamos atender todo mundo”.
Alertou.
O diretor clínico do Hospital Municipal de Unaí, médico Joaquim Tomaz da Silva, lembra que as projeções são de que o pico dos casos (a curva projetada por cientistas) seja atingido nas próximas semanas.
Do ponto de vista médico-hospitalar, o diretor diz não concordar com a abertura do comércio neste momento.
“Sabemos que os empresários e comerciantes dependem das atividades funcionando, para fazer girar a economia. Mas se as pessoas ficarem doentes, ficará tudo mais difícil”
Argumentou.
Decreto pode voltar atrás
De acordo com a secretária Denise, nos próximos dias a Administração Municipal vai avaliar as consequências do decreto que autorizou a flexibilização do funcionamento do comércio e das feiras em Unaí (mesmo com variadas restrições), para tomar uma decisão.
A falta de alinhamento de propósitos entre o governo federal e o governo do Estado está resultando em dificuldades para os municípios. Denise explica que, na Sexta-feira (2003280, quando a Prefeitura lançou o decreto de flexibilização de funcionamento (com restrições) do comércio e das feiras, a posição do governo do estado era uma.
Hoje, é outra.
E a Prefeitura Municipal de Unaí tem buscado o alinhamento com o Governo do Estado, para padronizar os decretos e os procedimentos.
“A Prefeitura, o Hospital Municipal estão empenhando todos os esforços para, caso aconteça um pique da doença no município, ter condições de atender o maior número possível de pessoas, da melhor forma, e com a melhor qualidade”.
Afirmou.
Doutor Joaquim Tomaz ressaltou que tudo isso é motivo de preocupação para os gestores públicos e para os profissionais de saúde.
“Não é situação que temos domínio, pois está acontecendo no mundo todo. Países que a gente nem imaginava, que entendíamos possuir uma estrutura médico-hospitalar fantástica como os Estados Unidos, também anunciam essa preocupação.
Ninguém tem certeza do que vai acontecer”.
Relata.
E nessa esfera de incertezas, não está descartado o “retorno” ao total isolamento social, com o fechamento completo do comércio e afins em Unaí.
“Vai depender de novas avaliações da Administração Municipal nos próximos dias e das decisões do Governo de Minas, com quem o município está alinhado”
Conclui a secretária de Saúde.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável