O prefeito Dr. Keny Soares Decretou situação de Emergência em Saúde Pública no município de Buritis-MG. O decreto, publicado na Segunda-feira (200316), dispõe sobre medidas de enfrentamento da pandemia provocada pelo Coronavírus, o causador do Covid-19.
De acordo com o texto, abrange ações de saúde que incluem a dispensa de licitação para aquisição, bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública e a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, para monitoramento da emergência em saúde pública declarada.
Também veda a realização de quaisquer eventos da Administração Pública Municipal ou por ela autorizados em que ocorram a aglomeração de pessoas, sem que seja possível manter a distância mínima necessária para evitar a contaminação pelo Coronavírus, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Aulas na rede municipal e estadual estarão suspensas de 18 a 22 de Março, seguindo o Decreto do Governo de Minas Gerais.
Todos os eventos estão suspensos por 30 dias e inclui também os esportivos e recomenda ainda o fechamento de academias de ginástica ou a instalação dos equipamentos com distância mínima um do outro de 1,50 metros.
No caso de restaurantes, bares e lanchonetes a distância mínima das mesas também será de 1,50 metros entre uma e outra.
As visitas aos internos do Abrigo João da Silva Santarém também estão suspensas. Essa medida partiu dos gestores do Abrigo e acabou sendo reforçada pela prefeitura neste decreto que suspende também visitas no Presídio Municipal.
O decreto altera mudanças no atendimento médico nas Unidades de Saúde de Buritis e a rotina de visitas de pacientes que, fica suspensa pelos próximos 07 dias, podendo ser prorrogado por igual período no Hospital São Lucas e na Unidade Mista de Saúde (Postão).
Já os atendimentos médicos, eles serão realizados no Hospital São Lucas e no Postão para pacientes na classificação: vermelha, laranja ou amarela. Os demais que serão classificados com as cores verde ou azul serão remanejados para as unidades de Estratégia de Saúde da Família - ESF que atenderão os pacientes por agendamento de horário.
Na Segunda-feira (200316) a Secretaria Municipal de Saúde começou a monitorar uma pessoa que esteve em contato com paciente testado positivo com o Covid-19 em Brasília-DF.
Leia abaixo o decreto na íntegra.
Com Informações de: Mais Buritis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável