Apesar de Unaí-MG não ter notificado nenhum caso de Coronavírus, causador da Covid-19, a Saúde Municipal está aumentando o cerco preventivo contra uma eventual disseminação do vírus no município.
Afinal, pessoas saem da cidade e chegam a todo o momento.
Para além das medidas estabelecidas pelo Decreto Municipal editado pelo prefeito na noite de Segunda-feira (200316), a Secretaria de Saúde de Unaí - SESAU está adotando medidas de restrição e limitação do fluxo de pessoas em suas unidades, para evitar aglomeração e prevenir uma eventual disseminação de vírus.
Na Central de Regulação
As consultas passam a ser marcadas somente pelos telefones:
3677-5057
3677-5059
3677-5061.
Já os exames continuarão a ser agendados pessoalmente no local, porém só serão permitidas 15 pessoas dentro da unidade, as outras terão de aguardar do lado de fora.
Na Policlínica
É na Policlínica que também possui grande fluxo de pessoas, a orientação é que os "encaixes" para consultas sejam aguardados do lado de fora.
"Como os encaixes são feitos a cada hora, orientamos as pessoas a darem uma volta na praça em frente, e a voltarem só no momento certo"
Afirma a secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira.
Na Farmácia Básica Municipal
Na farmácia, que possui área pequena para os usuários, a orientação é que as pessoas não se aglomerem e, caso estejam lá dentro, mantenham a distância de 1,50 metro de uma para a outra pessoa.
No Hospital Municipal
No Hospital Municipal, as equipes estão preparando o local para evitar aglomerações. A determinação principal é "abrir espaços" para o atendimento. Significa que os médicos vão avaliar caso a caso os pacientes que estejam ocupando leitos no HMU e que já possam receber alta hospitalar.
"Os médicos estão reavaliando a questão da alta médica. Quem pode ir para casa, está sendo liberado sob alta assistida"
Ressalta Denise.
No ambiente hospitalar, o paciente pode estar correndo mais riscos de uma eventual contaminação.
Com relação ao Pronto Atendimento - PA, a secretária encarece à população que só procure a unidade se realmente houver urgência e emergência.
"As pessoas não devem se aglomerar no PA apenas esperando por uma consulta ou por outro atendimento que pode ser feito em um ESF.
Lá é uma unidade muito pequena, que não comporta muita gente, e pode ser perigoso em caso de disseminação de vírus".
Nessa nova fase, cada dia é um direcionamento diferente, conforme as coisas vão acontecendo.
"Estamos alinhando todas as unidades com protocolos de segurança e proteção"
Explica a secretária Denise, ao justificar as novas medidas.
"O mais importante neste momento é trabalhar a questão do fluxo de pessoas, evitar as aglomerações"
Para Denise, o momento agora é de adiar consultas e exames de rotina e liberar as unidades de saúde, principalmente o Pronto Atendimento.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável