PESQUISA NESTE SITE:

29 fevereiro 2020

DISTRITO FEDERAL - Secretaria de Saúde registra 6º caso suspeito de coronavírus

Ministério da Saúde reconhece oficialmente apenas 5 casos. Nova suspeita foi repassada ao órgão federal no fim da tarde desta Sexta-feira (28), diz governo local.



               A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, no final da tarde desta Sexta-feira (200228), mais um caso de suspeita de Coronavírus em Brasília-DF.
               Esta é a sexta ocorrência na capital, segundo a pasta.

               O anúncio foi feito após o monitoramento diário, de responsabilidade da secretaria. A notificação foi enviada ao Ministério da Saúde, afirma o governo local.

               Até a última atualização desta reportagem, o Ministério da Saúde não havia reconhecido, oficialmente, a sexta suspeita de Covid-19 no Distrito Federal.
               Também nenhum caso da doença foi oficializado na capital.

               O GDF não deu mais detalhes sobre a nova suspeita. Na Quinta-feira (200227), a Secretaria de Saúde havia informado que, dos cinco casos suspeitos no Distrito federal, quatro pacientes tinham voltado da Itália e um da Austrália.

               Nesta Sexta-feira, o governo local também oficializou a criação de dois Comitês de Operações Emergenciais - COE para acompanhar suspeitas de coronavírus. Um será coordenado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal - IGES-DF, que adotou o Hospital de Base como unidade de referência para atendimentos.

               O outro, vinculado à Secretaria de Saúde e chamado de COE-COVID-19-DF, reúne profissionais selecionados de áreas estratégicas da pasta. Entre as atribuições, os servidores deverão acompanhar as medidas adotadas no país.

               Os COE foram anunciados um dia após o Ministério da Saúde confirmar o primeiro caso de coronavírus em um paciente no Brasil. Trata-se de um homem de 61 anos, morador de São Paulo e que voltou de viagem à Itália.

Plano de ação

               O comitê da Secretaria de Saúde, chamado de COE-COVID-19-DF, reúne um grupo de profissionais selecionados de áreas estratégicas da pasta. Entre as atribuições, os servidores deverão acompanhar as medidas adotadas no país contra a doença.

Veja algumas delas:

               Analisar os padrões de ocorrência, distribuição e confirmação dos casos suspeitos de Covid19, ocorridos no DF.

               Elaborar os fluxos e protocolos de vigilância, assistência e laboratório alinhados às diretrizes do Ministério da Saúde.

               Organizar ações que visem a capacitação dos servidores da rede pública e das unidades privadas.

               Orientar gestores da rede publica com informações técnicas relacionadas ao assunto visando a adoção de medidas oportunas e tomada de decisões.

               Além do grupo de trabalho, o Distrito Federal lançou um plano de contingência que será aplicado caso algum paciente tenha a doença na capital. O texto prevê o encaminhamento para isolamento no Hospital Regional da Asa Norte - HRAN.

Composição dos comitês

               A Secretaria de Saúde do Distrito Federal nomeou 19 servidores da pasta para compor o COE. Entre eles, estão representantes das sete regionais de saúde que englobam todo o Distrito Federal, além de profissionais de sete setores diferentes.

Veja relação:

               Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal - LACEN, responsável pelos exames dos casos suspeitos.

               Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, que trata do controle de doenças transmissíveis.

               Subsecretaria de Assuntos Administrativos - SAA, coordena, entre outras coisas, atividades de capacitação de servidores.

               Subsecretaria de Administração Geral - SUAG, setor que cuida dos contratos de serviços.

               Subsecretaria de Logística em Saúde - SULOG, que abriga a Diretoria de Programação de Medicamentos e Insumos para a Saúde.

               Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde - SAIS, que coordena as equipes de assistência primária (equipes de atendimento à domicílio e à comunidade).

               Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.

COE do IGES-DF

               Já o grupo criado pelo IGES-DF - instituto responsável pela gestão do Hospital de Base, do Hospital Santa Maria e de outros seis UPA - vai ser responsável por "elaborar e executar planos de contingência, bem como ações rápidas em caso de ocorrência da doença no Distrito Federal".

               Em nota, o instituto informou que o Hospital de Base vai ser usado como referência para o tratamento dos casos.

"O Hospital de Base está em condições, neste momento, de estruturar dois quartos de isolamento com pressão negativa no 10º andar, no prazo de aproximadamente duas semanas"
               Informou.

               Ainda de acordo com o comunicado, "todas as unidades pertencentes ao IGES-DF estão abastecidas com os insumos necessários para atendimentos de casos confirmados ou suspeitos relacionados ao Covid-19".



               Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS