PESQUISA NESTE SITE:

30 janeiro 2019

BRUMADINHO-MG - Lama não deve chegar ao Rio São Francisco, aponta novo boletim do Serviço Geológico

Previsão anterior era de que rejeitos chegassem ao Rio São Francisco entre os dias 15 e 20 de Fevereiro. Rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu na última Sexta-feira.

                 Em novo boletim, divulgado na noite de Segunda-feira (190128), o Serviço Geológico do Brasil indica que não há possibilidade da lama de rejeitos da Vale chegar à usina hidrelétrica de Três Marias-MG, no Rio São Francisco. Este é o segundo relatório de monitoramento publicado pela entidade que tem acompanhado todos os dias a velocidade de deslocamento da lama.

                 Segundo o Serviço Geológico, a previsão agora é de que todo o rejeito fique retido na hidrelétrica de Retiro Baixo, em Pompeu-MG, não alcançando o reservatório de Três Marias. No primeiro boletim, divulgado por volta das 11:00 horas desta Segunda-feira, a estimativa era de que a lama chegasse a Três Marias entre os dias 15 e 20 de Fevereiro.

                 A lama é resultado do rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ocorrido na última Sexta-feira (180125). 
                 Os rejeitos atingiram o Rio Paraopeba.

                 Veja a previsão de chegada da lama, segundo relatório das 19:00 horas desta Segunda-feira:

                 Dia 190129: A lama de rejeitos deve chegar à noite em São José da Varginha-MG.

                 Entre 05 e 10 de Fevereiro: A lama deve chegar à hidrelétrica de Retiro Baixo.

                 Se confirmado este cálculo, a lama terá percorrido um caminho de 310 quilômetros desde Brumadinho. O documento destaca ainda que os sedimentos avançam a 1 km por hora.

                 O rompimento da barragem em Brumadinho devastou a área administrativa da Vale, casas e propriedades da região. Segundo o último balanço divulgado pelos bombeiros, divulgado na noite de Segunda-feira, havia 65 mortes confirmadas e 279 pessoas continuavam desaparecidas.

                 Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS