PESQUISA NESTE SITE:

29 outubro 2019

UNAÍ-MG - Obras da prefeitura destrói árvores desnecessariamente e causa revolta à população

Este mês de Outubro foi marcado por obras que destruíram dezenas de árvores desnecessariamente em diversos locais da cidade.


               A prefeitura Municipal de Unaí-MG está realizando nos Bairro Nossa Senhora do Carmo e Bairro Cachoeira, a remoção dos indesejáveis canteiros, que a muitos anos vem causando problemas, como acúmulos de lixo, mato, e estacionamentos improvisados.

               Com o início das obras, surge naturalmente outro problema que incomodam a população adjacente, que além do incômodo da movimentação das máquinas, a revolta pela derrubada de árvores, plantadas e cuidadas pelos próprios moradores.
               Até ai tudo bem!


               As árvores na cidade possui um papel importantíssimo de fornecer sombra, ar fresco, e até mesmo frutos. Toda cidade sendo arborizada com árvores selecionadas, pode tornar o clima mais agradável e fresco.
               Mais Unaí não é assim.

               Os últimos prefeitos não tem se preocupado tanto com isso, e derrubado as árvores desnecessariamente, sem se preocupar em arborizar a cidade com novas árvores para substituir as antigas que são retiradas.

               O prefeito Branquinho até tem feito uma campanha para diminuir no IPTU certa porcentagem, para quem plante uma árvore, porém não é necessário ser tão inteligente para saber que isso nada mais é que tapar o sol com a peneira. As pessoas plantam pequenos arbustos, insuficientes para substituir uma frondosa árvore eliminada, e com isso, se beneficia dos descontos e a cidade continua sem a arborização necessária.

               Nesta Sexta-feira (191029), presenciei uma cena criminosa praticada pela equipe de "desarborização" da cidade atuando no Bairro Cachoeira, de causar indignação. A Equipe fechou o trânsito da quadra na Rua Celina Frederico Lisboa, Bairro Cachoeira, onde se localiza o Cemitério São Vicente de Paulo, pretendendo derrubar árvores Sibipirunas, que existe ali a várias décadas, sem causar nenhum problema, ou desconforto. 

               O local é contra-rede, o que significa que não há rede de iluminação pública no local, as árvores são saudáveis sem causa de risco de queda, não há moradias confrontantes, pois estão próximas da calçada que circuncida o Cemitério, suas raízes axilares estão moderadas e não causam rachaduras no muro, calçadas e nem no asfalto.


               O vereador Tião do Rodo havia plantado algumas mudas de Resedá (Lagerstroemia indica), que estavam lindas e floridas no entre meio das árvores de sibipiruna. Todos sabemos que um Resedá não substitui um sibipiruna. (confira abaixo). 

               O Resedá é um arbusto sem beleza nas folhagens mas que possui uma inflorescência encantadora que vai do branco, rosa até o vermelho. Já o Sibipiruna (Cenostigma pluviosum) é uma árvore de grande porte, chegando aos 15 metros de altura, com uma inflorescência amarela, miúda, folhagens miúdas que não causa sujeira na via publica, densa e bela mesmo fora do período das flores. Suas raízes não causam prejuízo nas calçadas, e seu crescimento é lento.

               As máquinas da prefeitura entrou nestes canteiros, inicialmente destruindo as mudas de Resedá, plantadas pelo vereador Tião do Rodo, danificando as raízes das árvores de Sibipirunas, de grande porte, desnecessariamente, elas não atrapalham em nada quem trafega ou estaciona no local, que era tão sombrio e fresco. Agora o sol arde no local e dentro de no mínimo 10 anos, não haverá sombra no local. 
               É de partir o coração, ter que presenciar isto.

               O prefeito não tem remorso algum em jogar por terra, fragmentar com trator e moto-serra, uma árvore que possui 40, 50 anos de idade. Com este clima seco de Unaí, que passa quase o ano todo sem chuvas, não é fácil ter outra árvore no local para substituir as dezenas ou até centenas de árvores que estão sendo destruídas por esta gestão.
               O prefeito tem falado em plantar árvores, ipês, mas até agora nenhuma arvore está sendo cultivada, que possa substituir as que ele e a equipe da prefeitura vem derrubando, e na maioria, como as do entorno do cemitério, desnecessariamente.
               Não há necessidade da remoção de nenhuma delas.

               O Unaienses lamenta muito a vergonhosa atitude do prefeito, em eliminar árvores sem nenhuma necessidade, como as do Cemitério São Vivente de Paulo.

Unaienses
Jisohde - 191029

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS