PESQUISA NESTE SITE:

03 outubro 2019

UNAÍ-MG - Equipe da UFVJM será parceira da Prefeitura no “tratamento” de cães e gatos

Nesta Terça-feira (191002), a prefeitura municipal de Unaí-MG divulgou em seu site sobre parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.


                 Os cães e gatos que vivem abandonados pelas ruas da cidade terão, em breve, não apenas um local que lhes sirva de abrigo. A política pública de acolher, tratar, castrar e encaminhar o animal para adoção ganhou mais um aliado na tarde desta Terça-feira (191001), quando foi assinado um Termo de Parceria entre a Prefeitura Municipal de Unaí-MG - PMU e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

                 Professores e alunos do curso de medicina veterinária do campus Unaí vão atuar no atendimento de cães e gatos resgatados pela PMU, bem como realizar cirurgias de castração, ministrar palestras em escolas e conscientizar a população para a necessidade de uma tutoria responsável dos animais de companhia.

                 Por meio do termo de parceria, a UFVJM se compromete a pôr em prática o projeto de extensão denominado "Vet social do conceito à prática da saúde única"

                 O projeto pedagógico do curso de medicina veterinária da universidade propõe a realização de consultas clínicas em cães e gatos "de rua" resgatados pela PMU ou que vivem sob a tutoria de famílias carentes; diagnosticar possíveis doenças infecciosas e parasitárias; tratar os animais doentes; castrar os animais sadios; vacinar e vermifugar os resgatados nos logradouros públicos; promover feiras de adoção; ministrar palestras nas escolas de ensino fundamental e médio; promover a saúde pública e fortalecer o conceito de saúde única (integração entre a saúde humana, animal e ambiental).

                 Para a realização desse trabalho, a universidade vai disponibilizar equipe com cinco professores doutores e duas técnicas em medicina veterinária. Dependendo da demanda, o projeto de extensão pode envolver entre 30 e 50 alunos. Assinam o Termo de Parceria o prefeito, a secretária Cátia Regina Rocha do Meio Ambiente, o professor doutor Paulo Fernandes Marcusso coordenador do projeto, e o professor doutor Ricardo Andres Ramirez Uscategui, vice-coordenador.

                 A iniciativa de desenvolvimento do projeto partiu dos professores da própria universidade. Para o coordenador, professor Paulo Marcusso, esse projeto de extensão é uma forma de os alunos do curso de medicina veterinária poderem retornar à sociedade o investimento público feito neles. 

"O nosso trabalho está muito além da sala de aula. A universidade tem projetos de extensão, vinculados ao ensino, à pesquisa e à produção de ciência, que visam beneficiar e melhorar a qualidade de vida da população da cidade onde a universidade está inserida. Educação é um importante investimento, não é gasto".

                 Para a consecução dos objetivos do projeto, cabe à Prefeitura arcar com o investimento material. A UFVJM entra com os recursos humanos. Nessa relação, ganham PMU, UFVJM e a população de Unaí

"Enquanto houver essa parceria, para nós será muito boa"
                 Afirmou a secretária municipal Cátia Rocha.

Núcleo de acolhimento e castramóvel


                 O Núcleo de Acolhimento de Animais, cães e gatos, está sendo construído em terreno da PMU onde está situada a Escola Agrícola, distante cerca de 20 km do Centro da cidade, saída para Paracatu. 

                 No local, a PMU constrói um centro cirúrgico, um centro administrativo, canil e gatil com pavilhões separados para machos e fêmeas, baias cobertas e solário. A expectativa é que a obra seja entregue em 30 de Novembro. 
                 O investimento da PMU na obra passa dos R$275.000,00

                 A secretária Cátia Rocha disse esperar que todo o complexo entre em funcionamento, integralmente, no primeiro dia de 2020. No local, haverá equipe fixa da PMU formada por médico veterinário e auxiliar-cuidador, que serão selecionados em concurso público.

                 Outra novidade é o castramóvel, veículo que a PMU vai adquirir para realizar cirurgias de castração de cães e gatos em áreas distantes dos centros cirúrgicos, como na zona rural. 
                 A compra do veículo aguarda fim do processo de licitação, já iniciado.

                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS